O Canadá pode se tornar o segundo país no mundo a permitir em todo o seu território o uso recreativo de maconha, depois apenas do Uruguai.
ANÚNCIO
Cumprindo uma de suas promessas eleitorais, nesta quinta-feira (13) o primeiro-ministro da nação, Justin Trudeau, apresentou um projeto que defende que cannabis, planta da maconha, seja usada de todas as maneiras em um período de um pouco mais de um ano.
Se o projeto for aprovado, o que é muito provável, o uso da substância para lazer deve ser legalizado até 1º de julho do ano que vem, data que coincide com um feriado nacional.
Uso medicinal
No Canadá o consumo da droga para fins medicinais já era permitido desde 2011.
Além disso, desde agosto do ano passado, pacientes que usam a maconha como forma terapêutica podem cultivar as plantas em casa, mesmo que em «quantidades limitadas».
O maior debate em relação à questão acaba sendo a idade mínima para a compra da cannabis pelos canadenses. Alguns ativistas e organizações acreditam que a idade deveria ser 18 anos, já outros acham que a ideal é 25 anos para evitar que a maconha prejudique o cérebro dos mais jovens.