Foco

Coreia do Norte dispara novo míssil no Mar do Japão

Na véspera do esperado encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China, Donald Trump e Xi Jinping, que acontecerá no estado da Flórida, a Coreia do Norte realizou o lançamento de mais um míssil balístico nesta quarta-feira (5). O projétil foi lançado na manhã desta quarta da cidade de Sinpo e percorreu uma distância de cerca de 60 metros no ar antes de cair no Mar do Japão, segundo autoridades sul-coreanas.

ANÚNCIO

Já de acordo com o Comando Central dos EUA, o teste com o míssil, que seria um balístico de médio alcance, teria fracassado e não pousado no Oceano. As forças de inteligência disseram que o projétil teria «mudado seu rumo» em pleno voo e por isso o lançamento teria falhado por completo e não ameaçado de qualquer maneira os Estados Unidos. Sobre o teste, um dirigente da Casa Branca afirmou que «o tempo» para lidar com a Coreia do Norte «está para terminar e todas as opções estão na mesa», mencionando a proximidade do lançamento com a reunião entre Trump Jinping. «À Pequim será pedido que seja usada a sua alavanca econômica para parar ambições nucleares de Pyongyang. A China tem uma grande influência sob a Coreia do Norte e poderá decidir se irá nos ajudar ou não. Se decidir fazer isso será bom para a China.
Caso contrário, não será bom para ninguém», afirmou fonte.

Já o secretário de Estado norte-americano, Rex Tilerson, disse que «os Estados Unidos já falaram bastante [sobre o assunto] e não têm outros comentários para fazer».

Tags

Últimas Notícias