Foco

Governo de SP quer rever benefícios fiscais para aumentar receita

O secretário Estadual da Fazenda de São Paulo, Helcio Tokeshi, afirmou que a ordem no governo de Geraldo Alckmin (PSDB) é rever todos os benefícios fiscais. Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, Tokeshi também disse que poderão ocorrer mudanças no sistema de substituição tributária, que era exceção e virou quase regra geral.

No fim de semana, acabou a isenção de ICMS da carne, que poderá gerar uma alta de 6% a 8% no preço, segundo os supermercados. Só com a retomada da cobrança o Estado pretende recolher R$ 1,2 bilhão por ano.

Sobre o novo modelo de substituição tributária, o Estado anteciparia na indústria o recolhimento do imposto que seria devido no atacado e no varejo, o que facilitaria a fiscalização. Para muitas empresas é um problema, já que exige que elas tenham mais dinheiro no caixa para pagar. Esse quadro pode mudar, mas ainda não tem prazo.

Em 2016, o governo de São Paulo arrecadou R$ 124,5 bilhões em ICMS, uma queda de mais de 8% em relação a 2015. A expectativa é de uma recuperação apenas no segundo semestre. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos