Foco

Governo de SP anuncia abertura de edital de concessão da Linha 5 do Metrô

O governo de São Paulo lançou o edital de concessão à iniciativa privada da Linha 5-Lilás, do Metrô, e 17-Ouro, do monotrilho. A Linha 5-Lilás foi inaugurada há 15 anos, mas opera com apenas 7 estações.

ANÚNCIO

Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar outras 9 até o fim deste ano, entregando a última estação no início de 2018. A intenção é expandir a linha que começa no Capão Redondo, na zona sul, à Chácara Klabin, na região da Vila Mariana. Atualmente, o acesso vai apenas até Adolfo Pinheiros, em Santo Amaro.

Já a linha 17-Ouro do monotrilho, também na zona sul, por enquanto, tem apenas pilastras de concreto e algumas estruturas erguidas na Avenida Roberto Marinho. A previsão é que o funcionamento parcial comece no ano que vem, mas a operação pode acabar ficando para julho de 2019.

As licitações

As empresas interessadas em operar a Linha 5-Lilás e 17-Ouro por 20 anos terão 3 meses para apresentar as propostas.

O contrato prevê a concessão dos dois trechos para o mesmo vencedor com preço mínimo de R$ 189 milhões e investimentos obrigatórios de R$ 88 milhões.

O governador de São Paulo disse ainda ter planos de conceder à iniciativa privada também a Linha 15-Prata do Monotrilho – que conta com apenas duas estações ativas, Vila Prudente e Oratório –, na zona leste.

ANÚNCIO

Novos trens

Nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, ele liberou mais um trem novo para circular na Linha 7-Rubi da CPTM, que liga São Paulo a Jundiaí.

É o 11º dos 65 comprados para a companhia – o restante deve entrar em operação ao longo dos próximos meses.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias