Foco

Sesc no ABC apresenta atividades divertidas e pouco conhecidas

Nem só de futebol, vôlei e basquete vive o mundo dos esportes. O Sesc aproveita as férias escolares neste mês para ajudar crianças e adolescentes a descobrirem modalidades pouco conhecidas do público em geral, como o coferbol, o floorbol e o tumbling. As atividades são gratuitas e acontecem em toda a rede Sesc dentro da programação do “Sesc Verão”. No ABC, há atividades agendadas para Santo André e São Caetano. Confira ao lado os dias e horários!

Que esporte é esse?

De origem holandesa, o coferbol mistura homens e mulheres na mesma equipe e é uma espécie de handebol e basquetebol combinados. O esporte faz parte da programação dos Jogos Mundiais, que contempla modalidades que não fazem parte do calendário olímpico. No dia 29, a equipe de coferbol da cidade de Americana, no interior, fará uma exibição do esporte no Sesc Santo André.

Recomendados

Já o tumbling usa uma cama elástica alongada onde o praticante se utiliza da propulsão para executar as mais diversas séries acrobáticas. É um dos esportes individuais que mais crescem na Europa e tem a vantagem de misturar brincadeira com competição. Fazendo o uso de uma tumble track (espécie de cama elática) de 12 metros, instrutores e monitores irão apresentar os elementos básicos da modalidade na unidade Santo André.

O Sesc trará também o floorbol. O esporte mistura hockey com futsal, jogado com tacos em pisos lisos e com uma bola própria, bem leve, o que garante muita rapidez ao jogo. A Associação Brasileira de Floorbol fará apresentações da modalidade.

Já no dia 22 deste mês, das 14h às 16h, a programação de verão contará com a especial visita da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. A modalidade apresenta cinco aparelhos: corda, bola, arco, fita e maças.

Desafio

Até o dia 28 de fevereiro, o Sesc Santo André propõe um desafio aos frequentadores. Instrutores vão apresentar o remo indoor, “esporte convidado” que fará sua estreia em competições internacionais na próxima edição dos Jogos Mundiais. O participante poderá aprender um pouco sobre  o esporte e contribuir com o desafio: todas as metragens serão computadas até totalizarem, em conjunto, a distância entre Santo André e Wroclaw na Polônia (berço da próxima edição dos Jogos Mundiais). Em linha reta, são 10.361 km.

Museu do Futebol vira ‘rua’ neste mês para as crianças

O Museu do Futebol, na capital, oferece uma verdadeira ‘viagem no tempo’ das brincadeiras. A edição do “Férias no Museu” deste mês trouxe de volta jogos como amarelinha, pião, corre-cotia, pula-elástico e esconde-esconde, que eram feitas na rua. A diversão fica ainda melhor com o universo da Turma da Mônica e as atividades preparadas pelos monitores.

Os pais que já visitaram o espaço curtiram de novo as brincadeiras que os filhos estavam acabando de conhecer. Fã das aventuras da Turma da Mônica, a farmacêutica Miquele Cunha, 36 anos,  levou os filhos para conhecer suas brincadeiras de infância.

Entre os pais, há uma constante preocupação em variar as atividades propostas aos filhos, já que hoje em dia as brincadeiras parecem estar apenas nas telas dos tablets e smartphones.

Renata Aguiar, 40, levou o filho João Guilherme, 4, para brincar com outras crianças e comentou que a interação  não é mais como antes. “Todo mundo brincava na rua, era natural, agora tem que criar espaços”.

Marco Antônio Rodrigues, 9, deixou o celular de lado para pular elástico. “A gente passa muito tempo, vicia, não é bom”. Já a brincadeira preferida de Natalye Oliveira, 6, foi pintar, além de se divertir com as novidades.

Serviço
“Férias no Museu” acontece no Museu do Futebol (praça Charles Miller, s/nº – estádio do Pacaembu, SP), de quinta a domingo, das 10h as 17h, até o dia 29.
No dia 21, os personagens Mônica  e Cebolinha estarão no local para tirar fotos com as crianças. As atividades são gratuitas e a programação está em: www.museudofutebol.org.br.

programacao-sesc

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos