
Olhe para o relógio. Já passou de 8h44? Então já é verão! A temporada, que costuma trazer altas temperaturas e fortes chuvas, começou hoje e vai durar até as 7h29 do dia 20 de março.
ANÚNCIO
Em relação aos dois últimos anos, que foram mais quentes por causa da ação do El Niño –fenômeno que bloqueia frentes frias–, este verão promete ficar dentro da média.
Leia mais:
Fim de primavera com cara de verão em quase todo país
Máquinas deverão aceitar todas as bandeiras de cartões
“Não há previsão de chegada de El Niño ou de La Niña, que favorece frentes frias. O verão promete ficar dentro da média”, explica o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Marcelo Schneider. As temperaturas devem oscilar em média entre 18,5ºC e 28ºC. As chuvas seguem na mesma linha: dezembro com 208 mm de precipitação, janeiro com 261 mm, e março com volume de 237 mm.
Para receber a nova estaçõa, os termômetros hoje devem atingir 30ºC, com mínima de 19ºC. Pancadas de chuva e trovoadas em pontos isolados estão previstas.
Até o fim da semana, o clima deve se repetir, mas com aumento nas temperaturas. Amanhã os termômetros podem chegar a 31 ºC, com mínima de 20 ºC. Na sexta, a máxima deve ser de 33 ºC e a mínima de 14 ºC. No sábado, véspera de Natal, as medições podem variar entre 22 ºC e 31 ºC.
Natal e Ano Novo
As festas de Natal e Ano Novo devem começar com chuva, segundo Schneider. “O tempo fica instável, abafado, com sol entre as nuvens. As chuvas vêm durante a tarde, mas pode ser que apareçam à noite.”