
O verão começou com cara de verão em São Paulo: sol forte, calor – a máxima foi de 30,2ºC – e, na sequência, chuvas que alagaram a cidade e derrubaram ao menos 14 árvores.
ANÚNCIO
Uma delas caiu sobre um carro estacionado na rua Haddock Lobo, nos Jardins, e o motorista teve ferimentos leves.
Leia mais:
Parte do teto de shopping de SP desaba por causa da chuva
Verão promete calor e chuvas dentro da média em São Paulo
Os transtornos se espalharam pela cidade. O córrego Ipiranga transbordou na região da praça Leonor Kauppa, na zona sul. Houve chuva de granizo e rajadas de vento de 43 km/h no aeroporto de Congonhas (zona sul), que chegou a fechar para pousos e decolagens.
O rio Aricanduva (zona leste) também transbordou, em três diferentes pontos. Na mesma região, um susto para os frequentadores do Shopping Aricanduva: uma placa de gesso de cerca de 2 metros caiu, fazendo “chover” dentro do centro de compras. A administração disse que o problema se deu devido a uma infiltração e que ninguém se feriu.
Um total de 12 pontos de alagamento intransitáveis foi registrado. A cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 16h55 e só saiu às 19h. Além de quem estava trafegando pelas ruas, as chuvas ainda afetaram a operação de duas linhas de trem.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), choveu em média 13,4 mm na cidade. Desta vez, o centro (19,2 mm), a zona leste (15,9 mm) e a sul (15,8 mm) foram as mais afetadas. E ainda houve os raios: foram 1.492, e 693 deles chegaram ao solo durante a tempestade.
Para hoje, a previsão é de dia típico de verão. Sol, calor – temperaturas entre 19°C e 31°C – e, no final do dia, mais chuva. Portanto, prepare-se.