Foco

Suspensão da carteira de motorista passa a seis meses no mínimo

As novas regras de trânsito que entram em vigor nesta terça-feira não só reclassificam e aumentam o valor das multas. O motorista que estourar o limite de pontos terá, a partir de agora, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por meio ano, no mínimo.

ANÚNCIO

Pela regra atual, o condutor que soma 20 pontos ou mais no intervalo de um ano tem a carteira suspensa pelo período inicial de um mês, mas que pode chegar a dois anos, em caso de reincidência.

Com as novas regras, a punição partirá dos seis meses, podendo chegar a 12 meses, e ainda salta para entre 8 meses e 24 meses, para os condutores reincidentes.

Mas, para que os seis meses sejam aplicados, segundo explicou o Detran-SP, todas as infrações que somarem os 20 pontos que suspendem a licença para dirigir deverão ter sido cometidas a partir de hoje. Assim, o motorista que já tiver pontos na CNH e cometer mais infrações a partir de hoje que o levem aos 20 pontos ainda deve ser enquadrado na regra anterior.

Além dos que somam 20 pontos ou mais, a punição também pode ser aplicada a condutores que cometem infrações como participar de rachas, dirigir embriagado, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 20%, entre outras, que suspendem a CNH automaticamente.

Para o especialista em legislação de trânsito Fabrício Posocco, o aumento do rigor deve fazer com que os condutores redobrem a atenção. “Ficar sem dirigir acaba sendo um problema muito grave para quem utiliza o carro todo dia. Por causa disso, deve haver diminuição (do número de motoristas punidos).”

o-que-muda-na-punicao-de-transito

[poll id=»732″]

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias