Foco

Veja o que fazer para justificar seu voto

Formulário para usar no dia da eleição | Divulgação
Formulário para usar no dia da eleição | Divulgação

Domingo (2) é dia de eleições municipais nas cidades do Brasil. Quem não pode comparecer, por algum motivo, na zona eleitoral no qual vota, precisa justificar o voto até dezembro. Para tanto, há dois formulários – com finalidades diferentes que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colou à disposição.

O primeiro deles é usado para quem já sabe que vai justificar o voto. Após o preenchimento, é só o eleitor entregar o documento em qualquer cartório eleitoral ou qualquer local onde as eleições estejam sendo realizadas.

Já o segundo é para aqueles que, devido algum impasse, não puderam votar e precisam justificar o voto depois de domingo. Depois do preenchimento, é só entregar o formulário no cartório eleitoral.

Os documentos podem ser impressos ou então retirados em cartórios eleitorais.

O eleitor deve se atentar, porém, às datas. É possível justificar o voto para o primeiro turno até o dia 1º de dezembro. Já no segundo turno a data limite é 29 de dezembro. Quem não votar nos dois turnos, precisa fazer uma justificação para cada voto que perdeu.

Vale lembrar que sem a justificativa, o eleitor fica em débito com a Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, é necessário pagar multa no valor de R$ 3 em qualquer cartório eleitoral.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos