Foco

Título, local e horário: tire suas dúvidas e vote tranquilo

selo-eleicoes-2016 eleicaoAs eleições municipais, que acontecem em todo Brasil neste domingo (2) para definir novos prefeitos e vereadores, sempre causam algumas dúvidas de última hora nos eleitores.

Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com algumas perguntas frequentes sobre a votação. Confira:

Não sei se meu título ainda está válido, o que fazer?

É só acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer uma consulta – não é necessário nem saber o número do título, basta digitar nome e data de nascimento. Se o documento tiver algum problema, porém, não dá mais tempo de regularizá-lo e você não poderá votar.

O que acontece se eu deixar de votar?

Se um eleitor não votar três vezes consecutivas, o título é cancelado – entre os problemas por ficar sem o documentos estão a impossibilidade de tirar passaporte, carteira de identidade ou concorrer a cargos públicos. Se você não puder votar, deve justificar por que se ausentou – caso esta não seja aceita, é necessário ir ao cartório eleitoral da sua região e pagar uma multa de R$ 3,51 para regularização.

Se estiver viajando, como faço para justificar a ausência na votação?

Se você estiver fora do seu domicílio eleitoral, precisa justificar a ausência preenchendo um formulário e entregando em um dos locais indicados. Caso não consiga fazer isso, há outro documento que pode ser entregue nos cartórios eleitorais. Os formulários e locais de entrega podem ser obtidos no site do TSE.

Poderei votar no segundo turno se não votar no primeiro?

Sim, são duas votações diferentes – em caso de ausência em ambas, inclusive, é necessária uma justificativa para cada pleito.

Ainda posso transferir meu título de eleitor?

Não. Se você mora em uma cidade diferente do seu domicílio eleitoral atual – isto é, o lugar em no qual está registrado como eleitor – e não pediu para transferir seu título, não dá mais tempo: o prazo se encerrou em 4 de maio. Também não é mais possível a pedir alteração da zona e seção dentro de um mesmo município.

Não tenho título de eleitor, consigo tirá-lo para votar nestas eleições?

Não, o prazo para requerer um título de eleitor também terminou em 4 de agosto.

Como saber onde voto?

É só acessar a seção específica do site do TSE e digitar seu nome e data de nascimento ou o número do título de eleitor.

Posso levar qualquer documento para votar?

Sim, desde que tenha uma foto. Apesar disso, é recomendável levar o título para saber o número da sua seção eleitoral, que está marcado nele.

Posso levar um papelzinho com o nome e o número dos candidatos em que vou votar?

Sim, você pode escrever o nome e o número dos candidatos em uma «cola» e usá-la na hora de digitar na urna eletrônica. Anotar no seu smartphone, porém, não é uma boa ideia, porque é proibido usar o aparelho na cabine de votação.

Qual é o horário e a data da votação?

As eleições municipais serão realizadas no domingo (2), das 8h às 17h (horário local).

na-hora-do-voto

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos