A segunda-feira foi de muito pânico em Copacabana. Um intenso tiroteio no morro Pavão-Pavãozinho, que começou de manhã e perdurou até o fim da tarde, assustou moradores e trabalhadores do bairro, além de áreas vizinhas. Os tiros foram ouvidos em Ipanema e até em Botafogo. As longas horas de violência deixaram ao menos três suspeitos mortos e três policiais feridos. (veja o vídeo no fim do texto).
ANÚNCIO
Segundo a polícia, oito criminosos, incluindo um dos chefes do tráfico no Pavão, foram presos. Dois deles estavam feridos e foram levados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, na zona sul. Na ação, foram apreendidos seis fuzis, uma pistola adaptada para submetralhadora, radiotransmissores, munição, 8 kg de pasta base de cocaína e uma pequena quantidade de maconha.
A Polícia Militar informou que o confronto entre agentes e bandidos começou depois que várias bases da UPP do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, comunidade vizinha, foram atacadas por traficantes. O capitão da UPP local, Vinicius Apolinário de Oliveira, ficou ferido por estilhaços e foi socorrido no Hospital Central da PM, no Estácio, na zona norte, e liberado depois.
Além dele, dois agentes do Bope que foram dar apoio à operação ficaram feridos após serem atingidos no rosto e na perna. Eles foram encaminhados para o hospital da corporação e não correm risco de morrer. Além do Bope, a operação contou com reforço de policiais do 19o BPM (Copacabana), do Batalhão de Choque e ainda com o apoio de um helicóptero. Agentes que estavam na aeronave coordenavam as ações dos que faziam incursões no morro.
Devido ao intenso tiroteio, inclusive com sons de explosões, parte do comércio de Copacabana e de Ipanema fechou as portas, assim como um dos acessos do metrô à estação General Osório. Vias na região, como o túnel Major Vaz e trechos das ruas Sá Ferreira e Pompeu Loureiro, foram interditadas. Mototaxistas também pararam de circular na região.
Vídeos circularam nas redes sociais com flagrantes do tiroteio, policiais correndo armados pelas ruas e a ação de bandidos. Um deles mostra um suspeito despencando do costão do Cantagalo, após vários tiros atingirem a encosta. Em outro, criminosos no terraço do Complexo Rubem Braga, ao lado do elevador do Morro do Cantagalo, jogam vários objetos na rua. O policiamento na região foi reforçado.
Vídeo: homem leva tiro e despenca de encosta (cenas fortes)