Foco

Tarifa zero não é para cidade toda e nem prontamente, diz Erundina

selo-eleicoes-2016 eleicaoA deputada federal e candidata à prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) contou, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que, caso seja eleita, pretende implementar a tarifa zero nos ônibus. “Não é para a cidade toda e nem prontamente, mas podemos ensaiar o projeto de um ônibus circular aos finais de semana e entre alguns bairros de São Paulo. Podemos ir introduzindo e avaliando com a população”, explicou.

“Na Cidade Tiradentes, fizemos isso com um coletivo que rodava internamente. Em outras cidades do interior, essa prática também já foi realizada [Santa Bárbara d’Oeste]. Ocorre no mundo todo”, disse Erundina.

Ainda sobre o tema de mobilidade urbana, a candidata do PSOL disse que as ciclovias – projeto do atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) – devem ser repensadas de forma regionalizadas. “Em algumas regiões, as ciclovias servem de lazer a esporte (exercício físico), mas o ideal é que seja vista também como transporte”, contou. “O certo é integrar o sistema de transportes: ônibus, táxi, carros, metrô, pedestre e a ciclovia”.

Já em entrevista para a BandNews FM, a deputada federal também falou que pretende expandir as faixas de ônibus para melhorar o transporte coletivo. “Temos que planejar as faixas exclusivas não só nas grandes vias expressas, mas também em outros locais. A mobilidade tem que ser pensada na Região Metropolitana”, explicou a candidata.

Velocidade nas vias

Luiza Erundina também pretende manter e rever a medida de Haddad, em diminuir as velocidades das vias de São Paulo.

Para a deputada federal, a principal mudança que tem que ser feita é na “mentalidade das pessoas para que exista uma convivência entre motor, bikes, pedestres”.

“Queremos uma cidade das pessoas. O automóvel e o transporte público têm que estar a serviço das pessoas e não prejudicá-las”, explicou. “O custo dos acidentes é caro porque aumenta o gasto com SUS (Sistema Único de Saúde) e tirar a pessoa [acidentada], por meses, do trabalho”, completou.

A candidata participou de entrevistas nas rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na manhã desta segunda-feira (5).

Confira a entrevista completa de Luiza Erundina para a BandNews FM

Erundina promete zerar fila de crianças em creches

A deputada federal e candidata à prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) prometeu zerar a fila de crianças nas creches de São Paulo. Com o orçamento para a gestão, a candidata pretende direcionar 30% para a educação, caso seja eleita.

“Quem não foca na educação, não está pensando no futuro. Eu me comprometo em ampliar a receita, arrecadar de outras formas e zerar a fila”, disse. Erundina também citou como a falta desses locais para algumas famílias impacta a vida financeira delas. “A creche não é só um direito de a mulher trabalhar, mas também de estudar. Além disso, é uma necessidade e direito da criança”, completou a deputada federal.

Para Erundina, outra meta é acabar com o analfabetismo na população. “Em pleno século 21, com tanta tecnologia, ainda temos um número alto de analfabetos que não conseguem ler o destino dos ônibus que precisam usar”, falou.

Uber e táxi

A candidata do PSOL defende o uso do aplicativo Uber, mas com uma “regulamentação mais detalhada”. Erundina também explica que os táxis precisam se modernizar. “Tem que haver um entendimento entre os dois grupos [táxi e Uber]. Em diálogo com os taxistas, é preciso atualizar o sistema convencional e incorporar plataformas digitais”.

“A Uber é um serviço com muita demanda. Se está sim é porque atende uma necessidade. A prefeitura regulamentou, mas ainda falta em termos de imposto (…) É preciso regulamentar melhor, com mais detalhes”, disse ainda Erundina.

Para a deputada federal, os motoristas da Uber não têm direito nenhum como trabalhador, como os benefícios de acidente de trabalho ou problemas de saúde.

A candidata participou de entrevistas nas rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na manhã desta segunda-feira (5).

Confira a entrevista completa de Luiza Erundina para a BandNews FM

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos