Brasil

Após voltar da China, Temer terá a pressão de retomar o crescimento

No retorno ao Brasil depois da viagem oficial à China logo depois de tomar posse, o presidente Michel Temer (PMDB) terá compromissos formais – como tirar a foto oficial que ficará nos gabinetes dos órgãos públicos e preparar a mudança para o Palácio da Alvorada –, mas também a árdua missão de, em pouco tempo, tirar o governo da inércia provocada pelo período de interinidade.

ANÚNCIO

Na lista de prioridade está colocar em marcha um conjunto de propostas, algumas consideradas impopulares, mas que são tratadas como aposta para a retomada do crescimento econômico e da geração de emprego.

O governo avalia que apenas com o êxito de medidas concretas as feridas provocadas pelo processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff (PT) vão ser cicatrizadas e haverá o retorno da normalidade no país.

Recomendados

Em razão disso, Temer determinou foco na proposta de criação do teto dos gastos públicos, uma sinalização de que o controle das despesas deve partir do Executivo. Em paralelo, o governo prepara uma massificação do debate sobre a importância da reforma da Previdência, que custará
R$ 200 bilhões em 2017.

A formação da base de apoio às medidas do Congresso é outra trincheira ainda não superada. Temer quer ser mais participativo na articulação política, o que significa estar presente nos encontros com deputados e senadores. A estratégia é evitar que o discurso da oposição, novamente a cargo do PT, possa soar mais alto.

A Justiça é uma sombra. Além da votação dos recursos no STF (Supremo Tribunal Federal) que tratam do processo do impeachment – são pelo menos oito ações –, Temer também aguarda o desfecho das ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que tratam de abuso de poder econômico e político na campanha de 2014. Se as suspeitas forem confirmadas, Temer pode ter o registro cassado e perder o mandato.

A defesa do presidente, contudo, acredita que poderá provar que Temer como vice não tinha participação nas finanças eleitorais.

temer

Tags

Últimas Notícias