Foco

Peña Nieto diz que Donald Trump é ‘uma ameaça’

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, classificou o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma ameaça ao país, poucas horas depois de um encontro entre os dois, na quarta-feira. Na ocasião, o líder latino chegou a dizer como “aberto e construtivo” o encontro com o candidato, que, por outro lado, se referiu a ele como amigo e um “maravilhoso” presidente.»

Mas em uma entrevista ao vivo na TV, na noite do mesmo dia, Peña Nieto mudou o discurso: “Suas posições políticas podem representar uma grande ameaça ao México, e não estou preparado para ficar de braços cruzados e não fazer nada”, disse Peña Nieto. “Este risco e esta ameaça devem ser confrontados.”

Leia mais:
Estátua de Donald Trump nu é colocada em leilão para ajudar imigrantes
Em viagem ao México, Trump suaviza discurso anti-imigrantes

A rápida aceitação de Trump para o convite tomou o governo do México de surpresa, e sua visita  ocorreu algumas horas antes de um importante discurso do republicano sobre imigração, já que seu objetivo é diminuir a vantagem da rival democrata, Hillary Clinton nas pesquisas.

As acusações de Trump de que o México envia estupradores e traficantes aos Estados Unidos irritaram os mexicanos. Peña Nieto lhe deu a chance de se apresentar com tom mais moderado.

Trump falou sobre mexicanos-americanos em bons termos e destacou áreas de interesse comum entre os dois países, mas não deixou de sublinhar a mensagem de que pretende construir um muro entre eles.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos