Foco

Mapa revela tamanho do abismo social de São Paulo

A cidade de São Paulo é dividida em 96 distritos: em mais da metade deles, não há cinemas ou teatros; 1/3 não dispõe nem de um único leito hospitalar; só 14 atendem mais de 90% da demanda de crianças em creche; e nos bairros mais longevos, pode se viver até 26 anos mais do que naqueles em que se morre mais cedo.

ANÚNCIO

Estes e outros extremos da capital estão em levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Rede Nossa São Paulo e que deu números atualizados para o abismo social da maior metrópole do país.

Leia mais:
Após repressão policial, manifestantes devem fazer vigília na Paulista
MPF denuncia organização em SP que fraudava dados da Receita Federal

Elaborado a partir de estatísticas de órgãos como as secretarias municipais e estaduais e o IBGE, o Mapa da Desigualdade revela a cidade em 10 eixos, que vão da assistência social à violência.

“As mudanças se dão de forma pouco significativa. Alguns índices melhoram, mas São Paulo continua desigual, principalmente na periferia, onde a quantidade de ‘zeros’ – ou seja, onde há ausência do poder público – ainda é grande”, afirmou o coordenador executivo da entidade, Maurício Broinizi.

Os ‘zeros’ aparecem na pesquisa sempre que um serviço público não está disponível no distrito. Os piores índices estão em cultura: o significa dizer que não há nenhum centro cultural em 60 dos 96 distritos. Mesmo na área esportiva, onde o número de ‘zeros’ é menor, ainda há 10 distritos sem nem sequer uma quadra da prefeitura.

‘Zerar os zeros’, na linguagem da Rede Nossa São Paulo, é o caminho para os próximos prefeitos. “É claro que o cenário econômico não é dos melhores, mas São Paulo tem orçamento de mais de R$ 50 bilhões e pode enfrentar as desigualdades se as eleger como prioridades”, disse Broinizi.

ANÚNCIO

Prefeitura cumpriu 49% das metas
Junto com o mapa, a Rede Nossa São Paulo divulgou nesta quinta-feira balanço do Plano de Metas da prefeitura. Segundo a entidade, até aqui, 61 das 123 medidas propostas foram cumpridas.

mapasaopaulo

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias