Foco

Candidato à Prefeitura de Vila Velha, Favatto quer abrir contas públicas

Captura de Tela 2016-08-24 às 19.22.26selo-eleicoes-2016 eleicaoApós romper com a atual administração de Vila Velha, que ajudou a eleger como candidato a vice, o deputado estadual Rafael Favatto (PEN) decidiu que deveria disputar a eleição para o cargo majoritário do município. Favatto acredita que sua experiência política em funções legislativas e a rápida passagem pela prefeitura o credenciam para conduzir a cidade a uma nova realidade. Nesta entrevista, ele apresenta seus projetos e desafios.

ANÚNCIO

CANDIDATURA 

Analisando o cenário político, identificamos a necessidade de ter uma nova frente, uma alternativa para o município, visto que há vários ex-prefeitos candidatos. Queremos oferecer à população a oportunidade de um nome novo, com disposição, desprendimento, com vontade de governar a cidade.

RUPTURA 

A decisão de romper [com a atual gestão] foi tomada ao ouvir as ruas, os moradores do município e também porque, mesmo fazendo parte da administração, não era ouvido. O papel do vice-prefeito é mais do que figura meramente ilustrativa. Acredito que poderia contribuir muito para o município. Por isso que, na minha chapa, tenho um vice professor, que poderá me ajudar muito na área de educação. Eu não estava sendo usado da maneira adequada para ajudar o município, mesmo com todo o meu potencial. Então, decidi me colocar à disposição da população. Há um ditado que diz: “Se quer alguma coisa bem-feita, faça você mesmo”.

SAÚDE

Saúde, educação, geração de emprego e renda são prioridades. Na área da saúde, há um sistema defasado na marcação de  consultas, número de vagas pequeno para a população. No posto não há atendimento adequado, faltam remédio, gaze, curativo, faltam profissionais (médico, enfermeiro, técnico), ou seja, falta muito para chegar ao ideal de servir à população. Mas não adianta ter o médico se não tem o remédio, se o paciente fica na fila quatro ou cinco horas para ser atendido. É preciso tratar o povo com mais responsabilidade. E o problema não é da administração de agora: falo de todos que tiveram a oportunidade de administrar. O profissional de saúde é competente, mas se sente desestimulado pelo ambiente de trabalho, pelos baixos salários, pelo seu chefe que, às vezes, fica coagindo os funcionários. Há muita coisa a ser melhorada na área da saúde.

ANÚNCIO

EDUCAÇÃO 

Precisamos programar a educação de Vila Velha para que, as crianças que hoje estão com 6 anos, daqui a 20 estejam no mercado de trabalho como médicos, advogados, engenheiros, gerando emprego e renda. A curto prazo a proposta é oferecer vagas nas creches. O município precisa de resposta rápida. Vagas para crianças de 0 a 4 anos, aula de reforço no contraturno. Vamos incentivar que os centros comunitários façam esse trabalho com participação do corpo docente.

PROFESSORES 

Também queremos possibilitar  que o trabalho dos professores tenha remuneração digna. E estamos programando eleição para diretores. Os últimos prefeitos prometeram isso e não cumpriram.

EMPREGO

Quando a gente passa pela avenida Carlos Lindenberg, olha de um lado, tem placa “alugo”; do outro, “vendo”. Outras 270 lojas foram fechadas no polo da Glória. Precisamos incentivar os pequenos empresários, desburocratizar os serviços da prefeitura para abertura de firma. Em Vitória, três, quatro dias são suficientes para se obter um alvará provisório. Em Vila Velha, passam-se quatro meses, e não conseguimos. É inadmissível passar tanto tempo para conseguir o documento; é um desrespeito para com o empresário. Como gerar emprego e renda se a prefeitura não trabalha para o cidadão?

ADMINISTRAÇÃO

Precisamos da prefeitura voltada para o cidadão. O patrão de todos os servidores é o cidadão, que paga impostos e merece  ser tratado com dignidade, ser ouvido pelo poder público. E é isso que a gente quer: administração compartilhada, a partir de 2017.

DESAFIOS 

A gente precisa destravar a máquina pública. Como vai prestar serviço adequado com funcionários sendo mal remunerados e que não são ouvidos pelo poder público?

EXPERIÊNCIA Untitled-2

Não acho que me falte experiência. Fui gestor de empresa, trabalho na iniciativa privada há muito tempo, estou na vida pública desde 2004. Fui vereador do município, deputado estadual, vice-prefeito, secretário de Assistência Social. Na época da enchente, fiquei no meio do problema. Quando Vila Velha precisou, eu estava lá. Criamos frente de trabalho para receber os donativos para atender aos irmãos mais necessitados. Agora, estou novamente em um mandato de deputado.  Acredito que isso me gabarita a ser o gestor que Vila Velha precisa.

METAS

É preciso ter foco para administrar, metas a cumprir; não podemos perder mais tempo. O povo está cansado, castigado por um bom período, precisa acreditar em algo novo. O povo precisa voltar a ter orgulho de Vila Velha, dizer que o município gera emprego e renda, atende bem na saúde. O cidadão precisa dizer que pode deixar o filho na escola.

TURISMO

Precisamos cuidar do turismo do município porque é um potencial enorme a ser explorado. Temos o Convento da Penha, a Chocolates Garoto, as melhores praias, a melhor cachaça do país, circuito de agroturismo. A área rural de Vila Velha é maior que a urbana. Ou seja, a cidade tem todo o potencial necessário para ser desenvolvido. O que precisamos é de um gestor competente que queira realmente fazer o que é necessário. Sou de Vila Velha e quero ter a oportunidade de governar o município por entender que precisamos fazer algo melhor pelo povo.

SERVIÇOS BÁSICOS

A população quer ser ouvida na prefeitura, ter suas reclamações atendidas. Falta respeito à população na prestação de serviços básicos. Vila Velha está infestada de mosquito, por exemplo. Faz parte do atendimento de saúde, saneamento básico; são questões primordiais que precisam ser revistas, avaliadas. Quando não se trabalha com metas é difícil entregar um serviço adequado à população.

CRIATIVIDADE

O município tem pouco dinheiro? Precisamos ser criativos, fazer parceria com os governos do Estado e federal, com a bancada, buscando  apoio e recursos que possam ajudar o município de Vila Velha voltar a se desenvolver. Estou confiante também porque, se eu sair da Assembleia, ganhando a prefeitura, temos mais seis deputados estaduais que vão continuar ajudando o município, como elo de ligação com o governo. É importante ter bom relacionamento político.

REUNIÕES DE TRABALHO

A gente tem que respeitar os movimentos sociais, ouvir o cidadão. Não adianta fazer obra em um bairro que não quer, administrar de dentro do gabinete. O prefeito tem que ouvir a rua, e, por isso, a volta do orçamento participativo é fundamental. Além disso, vamos fazer reuniões semanais com a população, ouvindo o cidadão. É um compromisso: reunião de trabalho, ouvindo as reivindicações. Não podemos nos esconder: prefeito e secretários têm que ouvir o que o cidadão tem a falar, somos empregados dos vila-velhenses. Também vamos abrir as contas públicas para o sindicato dos servidores e para a população. Abrir a caixa-preta para mostrar o dinheiro que temos, o que podemos fazer ou não.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias