Foco

Série de imagens mostra a divisão social na Cidade do Cabo

A era do apartheid na África do Sul acabou em 1994, mas os efeitos prolongados da segregação racial ainda são claros nas fotos. A série de imagens aéreas registradas por drones do fotógrafo norte-americano Johnny Miller, chamada “Cenas desiguais”, mostra a divisão entre ricos e pobres na Cidade do Cabo.

Untitled-1

 

Captura de Tela 2016-07-07 às 19.50.52O que você sentiu quando viu as imagens que mostram a grande divisão de habitação entre ricos e pobres?

Bem, na hora em que eu sobrevoei Masiphumelele, eu sabia que tinha uma imagem muito especial em minhas mãos. A divisão é tão gritante,  vi que ela representa exatamente o conceito que eu estava buscando.

Qual foi o processo para criar essas imagens?

Eu usei um mapa da África do Sul baseado em dados do censo. Com esse mapa é bastante fácil ver as discrepâncias na Cidade do Cabo. Depois de identificar algumas áreas, voei por cima delas pelo Google Earth e tracei um plano de voo para um drone. Desafios: a vida da bateria é muito limitada (cerca de 12 minutos),  por isso, só poderia voar algumas centenas de metros. E precisei de um espaço seguro para operar. Todos esses fatores significam que, na verdade, tirar essas fotos foi muito mais difícil do que você imagina.

Qual é o objetivo ou a mensagem do seu projeto?

Acho que tenho duas metas com as imagens. A primeira é que elas despertem o diálogo. A natureza da imagem no céu é que ela se torna quase como um problema matemático que precisa ser resolvido. Em segundo lugar, espero que inspirem as pessoas a usarem a tecnologia e meios criativos para contar sua história.

Você está planejando fazer este projeto em outras regiões do mundo?

Sim eu adoraria. Se as pessoas estão interessadas ​​em parcerias, ou tiverem ideias, devem entrar em contato comigo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos