:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/FXGID3SKBZAKRB7U24RSIPLJNQ.jpg)
O aplicativo de transporte particular Uber lança nesta sexta-feira uma nova modalidade de corrida que permite aos usuários dividirem o mesmo carro.
Com mais de um cliente, o UberPool pode fazer com que as corridas saiam até 40% mais baratas em relação a viagem feita com o UberX –opção até então mais em conta do aplicativo.
O modelo de compartilhamento de veículos envolvendo mais de um usuário está previsto na lei que deve regulamentar aplicativos de transporte individual, em tramitação na Câmara.
Havia previsão de que o projeto fosse votado anteontem, mas não houve acordo para que ele fosse ao plenário. Com isso, o aplicativo funciona atualmente com autorização de liminar judicial.
Para utilizar o novo serviço, o usuário do aplicativo deve selecionar a opção do UberX –inicialmente, o sistema de divisão não estará disponível para a versão Black– e configurar o ponto de partida e destino desejado, que após o pedido não poderá ser mudado.
O Uber mostrará o comparativo de preços entre as modalidades X e Pool. Depois é só confirmar a escolha desejada. Como dois clientes dividirão o mesmo carro, o tempo de espera do motorista no local de partida é de dois minutos e o caminho escolhido pode ou não beneficiar o usuário que entrar primeiro.