Foco

Na região do ABC, São Caetano registra queda em roubos e furtos

A cidade de São Caetano, na região do ABC, registrou queda significativa nos principais crimes contra o patrimônio praticados na cidade durante fevereiro, janeiro e dezembro do ano passado, período marcado, principalmente, pelas férias e feriadões, como o Natal, Réveillon e Carnaval.

ANÚNCIO

A queda de maior destaque na cidade nesse período foi referente aos furtos de carros. Foram 76 crimes do tipo realizados nesses três meses contra 160 no mesmo período anterior. A diminuição é de 52,5% na comparação entre as duas últimas ferias.

São Caetano também foi na contramão de São Bernardo e Santo André quando o assunto é roubo e furto. Enquanto as duas cidades tiveram aumento nesses dois tipos de delito, o município  teve queda de 19,9% nos roubos e 13,4% nos furtos.

Para o comandante do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6) e responsável pela PM (Polícia Militar)  no ABC,  o coronel Marcelo Cortez, trabalho conjunto entre as forças policiais foi responsável pela diminuição significativa dos crimes em São Caetano.

“Há grande integração entre a PM e as demais forças de segurança, como a GCM (Guarda Civil Municipal), com compartilhamento de informações, o que colabora no combate aos crimes contra o patrimônio.”

O coronel também cita  a atividade delegada na cidade, que é  quando a prefeitura paga policiais militares para trabalharem em dias de folga,  como um dos motivos para a queda na criminalidade. “É a única cidade da região que investe  nesse programa, que permite o emprego maior de policiais no município durante maior parte do dia”, disse o Cortez.

A prefeitura também condiciona a melhoria nos índices à atividade diferenciada  – pagamento de guardas municipais para atuar na folga -, além de outras ações do município voltadas à segurança pública, como investimento no aumento da frota da GCM.

ANÚNCIO

 

Criminalidade aumenta em São Bernardo 

Na contramão de São Caetano, os crimes contra o patrimônio em São Bernardo tiveram aumentos consideráveis.

Para coronel Cortez, a maior desigualdade social no município é o que dificulta o trabalho da polícia. “Os jovens mais fragilizados socialmente e financeiramente têm sido atraídos facilmente pelo crime.” 

Arte-São-Caetano

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias