Após cerca de quatro horas depoimento prestado à Polícia Federal, o ex-presidente Lula deixou o Pavilhão das Autoridades, no Aeroporto de Congonhas. Em um carro preto, ele se dirigiu ao diretório central do PT, na Praça da Sé.
ANÚNCIO
Houve muita confusão do lado de fora do aerporto e a Polícia Militar interveio para impedir a invasão do local por militantes petistas, que gritavam “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.
Alguns líderes da base governista também estiveram no Pavilhão, como o ex-ministro e atual deputado federal Orlando Silva (PCdoB).
Antes, no saguão principal de Congonhas, houve enfrentamento entre o grupo que apoiava o Lula e outro que era contrário ao ex-presidente.
Lula foi levado pela Polícia Federal ao aeroporto pela manhã para prestar esclarecimentos na 24ª da Operação Lava Jato, chamada Aletheia.
Em coletiva sobre a operação, procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, do Ministério Público, disse que o conjunto de indícios de que Lula estaria encolvido no escândalo de corrupção na Petrobras é “bastante significativo”, mas que «não houve pedido de prisão de Lula ou da ex-primeira-dama Marisa Letícia”, que também é investigada.
Segundo o procurador, do total de doações destinas ao Instituto Lula, 60% estão ligadas às cinco maiores empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato. Essas mesmas empresas também teriam custeado 57% das palestras do ex-presidente.
Leia mais:
Ex-executivo da OAS é alvo da Operação Aletheia em Salvador
VÍDEO: Equipe da Band é agredida por partidários de Lula
Operação Lava Jato chega no troféu principal, diz líder do PT no Senado
Ministério Público Federal investiga R$ 30 milhões em doações e pagamentos a Lula
Para Instituto Lula, ação da PF foi violenta e agrediu Estado de Direito
Ministro do Trabalho se diz ‘perplexo e indignado’ com mandado contra Lula
Partidários trocam socos em frente ao apartamento de Lula
PF faz busca e apreensão na casa de um dos donos do sítio em Atibaia
Após ação da PF, dólar desaba 2,5% e encosta em R$ 3,70
Segundo MP do Paraná, Lula teria recebido dinheiro da Petrobras
Ação contra Lula é destaque de jornais do mundo
Deputados reagem no Congresso a envolvimento de Lula na Lava Jato