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No Rio, Linha 4 do metrô pode ter uso limitado na Olimpíada

Um dia após assumir o cargo de secretário de Estado de Transportes, na quarta-feira, Rodrigo Vieira visitou as obras da Linha 4 do metrô e deixou no ar a possibilidade de que a operação do novo traçado, de Ipanema à Barra, seja feita de forma restrita na Olimpíada. Segundo o secretário, que substituiu Carlos Roberto Osorio, a maneira como a linha será usada nos Jogos ainda está em negociação, mas pode ser que o acesso às cinco novas estações seja exclusivo apenas aos passageiros com destino às instalações olímpicas.

“Nós estamos discutindo a finalização dessa obra, o cronograma de testes. Os planos de deslocamentos olímpicos estão sendo desenhados. Nossa prioridade é terminar a obra e fazer os testes. Vamos entregar essa estrutura para ser incluída nos planos para que possa ser utilizada. O que estou prometendo é: esta linha estará operacional em julho”, afirmou o secretário.

Vieira refutou a informação vazada em um e-mail do prefeito Eduardo Paes ao Comitê Olímpico Internacional, no qual ele informava sobre a possibilidade de a Linha 4 não ser entregue a tempo dos Jogos. De acordo com o secretário, as obras estão 90% concluídas e falta perfurar apenas mais 200 metros do Leblon em direção à São Conrado, para que os dois túneis se encontrem. “Não há com o que se preocupar. Estamos absolutamente com essa obra na mão”, garantiu Vieira, mostrando confiança.

No entanto, a conclusão da Linha 4 depende de um financiamento de R$ 900 milhões do Governo Federal. Segundo o secretário, a União prometeu ao governador Luiz Fernando Pezão liberar os recursos até o fim do mês, ou seja, até segunda-feira. 

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