Foco

Após acidente, ônibus voltam a circular no viaduto Santo Amaro

Ônibus devem estar liberados para circular no viaduto Santo Amaro desde as 5h desta quinta-feira. A decisão foi anunciada ontem pela prefeitura, que descartou em definitivo a possibilidade de demolir a passagem elevada.

A medida foi tomada após a análise da conclusão de três laudos técnicos, sendo dois de empresas especializadas em recuperação de estruturas e o terceiro de especialista da USP, que concluiu que a estrutura seria segura para o trânsito.

Antes da liberação, a prefeitura informou que faria limpeza com jatos de alta pressão na parte inferior do viaduto durante a madrugada, para prevenir que objetos soltos caiam sobre os veículos na avenida dos Bandeirantes.

Recomendados

Para a operação, duas faixas do sentido bairro-centro farão o binário dos ônibus. A medida ajudará a desafogar o trânsito na região, que segue intenso desde o dia 13, quando acidente entre dois caminhões sob o viaduto causou incêndio que afetou a estrutura da ponte.

Na semana passada, o Metro Jornal mostrou que passageiros de ônibus que tinham que desviar da interdição preferiam descer e cruzar o viaduto a pé ao esperar no trânsito.

Como medida de segurança, a prefeitura também instalará telas de proteção e irá monitorar o tráfego de ônibus no viaduto nos próximos 15 dias para definir como será a obra de recuperação da estrutura.

Não há previsão, porém, para os veículos de passeio voltarem a circular no local. Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), a intenção é buscar o melhor custo benefício para a recuperação da via. “Nós estamos economizando algo em torno de R$ 40 milhões, que seriam gastos com a implosão.”

As obras serão inicialmente pagas pela prefeitura, que promete entrar com ação na Justiça pedindo o ressarcimento dos gastos aos responsáveis pelo acidente.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos