Foco

Chuva forte leva caos ao transporte em São Paulo

André Lucas Almeida/Futura Press

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (15) alagou ruas e avenidas e afetou o transporte público. De acordo com o CGE (Centro de Gerênciamento de Emergências), o estado de atenção para alagamentos na capital terminou às 19h20.

Autoridades registraram pelo menos dois córregos transbordados em São Paulo: o Castro Alves, em Capela do Socorro, na zona Sul, e o Ipiranga, na zona Sudeste.

Recomendados

Rodovias
A Rodovia Régis Bittencourt está totalmente bloqueada em Barra do Turvo devido ao tomabamento de uma carreta no quilômetro 552, sentido sul. Há tráfico represado desde o quilômetro 521 na direção de Curitiba.

Segundo a concessionária, a interdição ocorre para remover o veículo, que ocupa duas faixas da via. Não há informações sobre queda de carga ou de feridos.

Metrô
Às 19h35 (de Brasília), todas as linha do metrô operam normalmente, exceto a Linha 5-Lilás, que tem velocidade reduzida.

CPTM
Às 19h35 (de Brasília), as linhas da CPTM 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira têm operação normal. A linha 10-Turquesa tem velocidade reduzida, já a linha 7-Rubi está paralisada.

Nos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes e Suzano, que são parte da Grande São Paulo, também chove forte.

Já há o registro de pelo menos dois córregos transbordados na cidade: o Castro Alves, em Capela do Socorro, na zona Sul, e o Ipiranga, na zona Sudeste.

Veja as ruas que ficaram alagadas após forte chuva em São Paulo:

Alagamentos

Segundo o CGE, dois pontos da cidade tinham alagamentos intransitáveis por volta das 18h (de Brasília). São eles:

 

Zona Leste

– Travessa Soprando ao Vento, em São Mateus


Zona Sul

– Alameda dos Jurupis, em Moema

Transportes

Há problemas no transporte público de São Paulo por conta da forte chuva de hoje. Na Linha-5 Lilás do Metrô, por exemplo, os trens estão circulando com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, por causa das chuvas.

Na Linha-10 Turquesa da CPTM, a água chegou a ocupar os trilhos da estação Mauá.

A linha 7-Rubi da CPTM está paralisada entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, em razão de alagamento na via.

Segundo meteorologistas do CGE, a chuva deve se manter intensa ao longo da tarde e noite, com raios e rajadas de vento.

 


Consequências da Chuva

 

Internauta/Divulgação

 

Um forte barulho foi ouvido durante a explosão de um transformador, registrada pelo ouvinte da BandNews FM, Allan Simon, após a queda de um raio na Rua Groenlândia, no Jardim Paulista, Zona Oeste de São Paulo. Com isso, um cabo de alta tensão se soltou e caiu na água acumulada na via.

Allan o ligou para os Bombeiros, que disseram que não cuidam disso; ele também não conseguiu contato com a Eletropaulo.

 

Outra consequência das chuvas desta segunda-feira foi a queda de uma árvore de médio porte na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini que bloqueou parte da via.

 

Reprodução / BandNews TV


Para terça-feira (16), o cenário deve ser parecido: temperaturas entre 20ºC e 27ºC, com muita variação de nuvens e chuvas alternadas – mesmo que de forma intermitente, as precipitações também elevam o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos