Foco

Reforma no parque do Ibirapuera deve ocupar vagas de carro

A versão preliminar do projeto de reforma do parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, já ficou pronta. A proposta visa a reforma interna da Oca e a reestruturação do seu entorno, até o Auditório Ibirapuera. Seguindo o projeto original do parque, a ideia é criar uma praça de acesso aos espaços culturais no lugar do estacionamento do auditório. As Secretarias de Cultura e do Verde e Meio Ambiente são as responsáveis pela reparação.

O projeto é do arquiteto Paulo Mendes Rocha, ganhador do prêmio Pritzker de Arquitetura. Segundo o secretário de Cultura, Nabil Bonduki, o arquiteto “tem autorização do Niemeyer para mudar o projeto [da Oca] e por isso foi contratado”. Oscar Niemeyer é o autor do projeto original do parque.

Publicidad

A mudança interna visa construir uma saída de emergência para a Oca, que tem uma restrição no número de visitantes devido a esse problema na segurança.

Já na parte externa, o projeto prevê a retirada do estacionamento do auditório para dar lugar a uma praça de piso permeável, que ligará o local à Oca e a outros equipamentos de cultura, como a Bienal.

Assim, o portão que fica em frente ao Obelisco, passará a ser uma grande entrada do parque, com acesso exclusivo para pedestres. O secretário explica que o objetivo é “transformar [o estacionamento] em uma área sem veículos e com uma entrada adequada para o público”.

O plano também prevê a criação, junto à via, de pontos de parada de ônibus, de táxi,  desembarque de passageiros e vagas para deficientes.

O projeto está em processo de aprovação dos órgãos de preservação do patrimônio histórico. Se aceito, o próximo passo, antes do início das obras, é realizar o projeto executivo para definir datas e custos.

Bonduki avalia não ser um projeto caro. A Oca deve ajudar financeiramente, mas a secretaria ainda busca patrocínio. para a empreitada. 

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias