Foco

Secretaria alerta para boletos falsos do IPVA em São Paulo

Recebeu em casa um boleto para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) do seu carro? Não pague, é golpe.

A Secretaria de Estado da Fazenda envia aos proprietários de veículos de São Paulo apenas um aviso, como um lembrete, com os valores a serem pagos. Não é possível nem mesmo autenticar o pagamento nesse aviso –há inclusive um aviso claro para que isso não seja feito.

Mas motoristas estão recebendo em casa documentos com timbre do governo do Estado, os dados de seu veículo e um código de barras insinuando que, recolhendo aquele boleto, o imposto estará pago. Só que não.

Num caso relatado ao Metro Jornal, o proprietário recebeu em um único envelope guias para pagar o IPVA de três veículos em seu nome.

A secretaria reforça que não envia boletos nem guias de pagamento para a casa dos proprietários de veículos. O imposto deve ser recolhido deve ser feito diretamente nos bancos, sem nenhum boleto, bastando apresentar ou digitar o número do Renavam do carro.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, a diretora de Arrecadação da Secretaria da Fazenda,  Erika Yamada, diz que não há indícios de invasão no sistema do órgão para obtenção de dados do contribuintes a fim de emitir os boletos falsos do IPVA.

A assessoria de imprensa da secretaria informou que o órgão não recebeu ainda nenhuma denúncia oficial nem teve acesso a um desses boletos falsos.

Vencimento

O vencimento do IPVA de São Paulo começa na próxima segunda-feira, data máxima para pagar  a primeira cota ou cota única com desconto do imposto dos veículos com placa final 1.

Neste ano, o imposto deve ficar, em média, 3,3% mais barato para os contribuintes. 

ipva-correto

Nas redes sociais, apareceram diversos vídeos com internautas denunciado o recebimento de boletos falsos que deveriam ser pagos pelo código de barras.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos