Brasil

Com orçamento apertado, brasileiros preferem viajar de carro em vez de avião

Obra vai dividir o tráfego em local e expresso em trecho de 5 km | Alessandro Valle/ABCDigipress
Viagens de carro cresceram 33% em novembro  | Alessandro Valle/ABCDigipress

Muita gente está se programando para viajar neste fim de ano, mas por causa do orçamento apertado, mais brasileiros estão preferindo ir de carro em vez de ir de avião.

A bancária Mariana Rodrigues até que pesquisou, mas desistiu de pagar R$ 700 por uma passagem de avião de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

A bancária fez as contas e decidiu ir de carro gastando pouco mais de R$ 100.

“O que sobra nessa diferença eu posso usar de outra maneira, com passeio, hospedagem, pra mim a economia é muito grande”, disse Mariana.

O avião ainda é o meio de transporte favorito do turista brasileiro, com 44,3%. Mas dados do Ministério do Turismo mostram que a procura por voos domésticos caiu 7,9%, enquanto o uso do carro para viajar cresceu 33% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Essa já se tornou a principal opção para 67,7% dos brasileiros com até 35 anos de idade.

Mas não adianta só colocar o carro na estrada pra deixar a viagem mais barata sem se preocupar com a tranquilidade e a segurança que uma boa vistoria traz. A dica vale principalmente para quem usa o veículo com frequência , mas não costuma dar uma passadinha na oficina.

Antes de pegar a estrada, é preciso conferir freio, óleo, parte elétrica, além de fazer um alinhamento e balanceamento dos pneus. Depois de fazer a revisão, muitos motoristas se surpreendem com os riscos que corriam.

“A pessoa não imagina que estava com o freio no fim, carro sem alinhamento, injeção eletrônica com problemas possíveis de realmente parar”, explicou o mecânico Marcos Oliveira Borges.

Mesmo depois de fazer a revisão geral é preciso tomar cuidado. Nessa época do ano as estradas costumam ficar lotadas. A chuva, a neblina e os motoristas apressados também podem acabar estragando a viagem.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos