Brasil

Barbosa assume nesta segunda-feira o comando da Fazenda

Barbosa espera aprovação da CPMF no Congresso até maio | Ueslei Marcelino/Reuters
Barbosa espera aprovação da CPMF no Congresso até maio | Ueslei Marcelino/Reuters

Nelson Barbosa troca hoje oficialmente o Ministério do Planejamento pela Fazenda com o desafio de manter o esforço pela reorganização das contas públicas com a forte ênfase no resgate da confiança de empresários e famílias no crescimento da economia. A cerimônia de posse será realizada às 17h no Palácio do Planalto.

Durante o fim de semana, Barbosa já realizou diversas reuniões com a equipe econômica para adiantar a transição. O atual ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Valdir Simão, assumirá o Planejamento.

Recomendados

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” publicada ontem, Barbosa prometeu aperfeiçoar a política econômica do governo para promover uma retomada mais rápida do crescimento da economia. O ministro disse ainda que espera a aprovação da CPMF no Congresso até maio, apesar da crise política.

Barbosa afirmou também que a reforma da Previdência será uma das prioridades para 2016, e garantiu que, com tempo, irá “resolver todos os problemas”.

“Os desafios continuam os mesmos. Todos defendem a recuperação do crescimento com geração de emprego. Para que tenhamos uma recuperação sustentável do crescimento é preciso ter estabilidade fiscal e controle da dívida pública, que passa pela elevação do resultado primário”, acrescentou o ministro.

Não será uma tarefa fácil, diante do quadro de profunda recessão, inflação de volta à casa dos dois dígitos e com o país perdendo o selo de bom pagador por duas agências de classificação de risco. Além disso, Barbosa terá de lidar com a turbulenta relação com o Congresso em meio à batalha do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Com fama de “desenvolvimentista” e tendo um olhar atento a políticas sociais, Barbosa bateu de frente com o seu antecessor Joaquim Levy, que sempre teve uma postura mais ortodoxa quando o assunto era ajuste fiscal.

A saída de Levy não foi bem recebida pelo mercado. Na sexta-feira, diante dos rumores sobre a troca por Barbosa, o dólar avançou 1,48% a R$ 3,9468 na venda, maior patamar desde 1º de outubro (R$ 4,0024). Já o Ibovespa fechou em queda de 2,98%, a 43.910,6 pontos, menor nível desde 7 abril de 2009.

Em nota, a Febraban (federação dos bancos) expressou ontem confiança no novo ministro da Fazenda e afirmou ter recebido com satisfação os compromissos assumidos por Barbosa. “Em suas primeiras declarações, o novo ministro reiterou a necessidade inadiável de assegurar o superavit primário aprovado na Comissão de Orçamento e de implementar reformas estruturais nas áreas tributária e da Previdência Social” , cita  a entidade. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos