Foco

Mortes no trânsito caem 20% até setembro em São Paulo

De janeiro a setembro deste ano, a cidade de São Paulo teve 759 mortes no trânsito, 20% a menos do que as 951 registradas no ano passado. Uma boa notícia.

Se contar apenas setembro, houve redução também em relação ao mesmo mês do ano passado, mas menor: foram 73 vítimas fatais do trânsito neste ano ante 90 em setembro de 2014, queda de 18,9%.

Os dados foram  divulgados na quinta-feira pela Prefeitura de São Paulo e trazem ainda um alento aos pedestres, sempre as maiores vítimas do trânsito: houve, em setembro deste ano, 28 mortes dessa que é a parte mais frágil do trânsito, ante 50 óbitos no mesmo mês de 2014, e redução de 20,9% no total de mortes de pedestres nos nove primeiros meses deste ano.

O resultado positivo foi atribuído pela prefeitura  a programas de segurança do trânsito que vêm sendo adotados, como a redução do limite de velocidade, padronizado em 50 km/h nas chamadas vias arteriais.

Para o presidente do Observatório Nacional de Trânsito, José Aurélio Ramalho, essa queda no número de mortes era esperada com a redução na velocidade.

“Quando foi adotada a redução nas marginais, o observatório foi favorável devido aos resultados positivos obtidos em países que tomaram a mesma medida,  como Japão, Austrália e a cidade de Londres”, disse.

Na visão de Ramalho, os resultados colhidos em São Paulo podem servir como referência para que outras cidades adotem a mesma medida.

Arte acidentes setembro

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos