A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida pela revista «Time» como a personalidade do ano, anunciou a publicação norte-americana nesta quarta-feira.
A capa da revista mostra uma pintura com o retrato da líder alemã e os dizeres «a chanceler de um mundo livre», em referência a suas políticas de acolhimento de refugiados diante da maior crise imigratória já registrada desde a II Guerra Mundial. No total, cerca de um milhão de pessoas devem procurar asilo no país até o final de dezembro.
A «Time» lembrou que ela ainda conseguiu liderar a União Europeia (UE) em meio a crise da eurozona de forma bem sucedida.
«Ela liderou a região por meio de não uma, mas duas crises que poderiam significar o fim da união que manteve a paz no continente [europeu] nas últimas sete décadas».
Segundo a publicação, «2015 marcou seu décimo ano como chanceler de uma Alemanha unificada e líder de fato da União Europeia (UE)».
Faz 29 anos desde que a revista escolheu uma mulher como a personalidade do ano. A última vez foi em 1986, quando Corazon Aquino, a primeira presidente das Filipinas, conquistou o título após liderar uma revolução democrática no país.
Terrorismo
Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), ficou em segundo lugar na lista de 2015. Isso se dá por conta do aumento da atuação do grupo neste último ano e a preocupação que causou as autoridades internacionais. Em 13 de novembro, o EI chegou à Europa com uma série de atentados que deixou 130 mortos em Paris, França.
Segundo a «Time», «o líder do EI exporta violência extrema e distorce a religião ao redor do mundo».