Foco

Pequenos negócios se destacam na Black Friday

O perfil das empresas que participam da Black Friday está mudando / image source/folhapress
O perfil das empresas que participam da Black Friday está mudando / image source/folhapress

O perfil das empresas que participam da Black Friday está mudando. Enquanto nas duas primeiras edições a maioria das entidades era de médio e grande porte, agora o espaço se abre para a micro e pequenas empresas.
Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae e pela câmara – e.net (Câmara Brasileira de Comércio), 75% das empresas que estão participando da edição do evento neste ano faturam até R$ 3,6 milhões. O levantamento mostra ainda que de 2013 para cá, enquanto a presença das grandes companhias se manteve praticamente estável, o número de pequenos negócios que aderiram à promoção teve crescimento de 243%.
Para a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, o crescimento é importante, mas é essencial que o empreendedor esteja preparado para a data.
“A Black Friday é uma oportunidade de aumentar as vendas, de ampliar a base de clientes, reforçar a presença da marca e aumentar o giro de estoque.”
Além de divulgar dados do segmento em geral, o Sebrae e a câmara – e.net fizeram um levantamento prévio das empresas que se cadastraram para obter o selo Black Friday Legal 2015. Até o dia 9/11, o levantamento indicava que 43% dos 326 pequenos negócios (respondentes das pesquisas) interessados em obter a certificação participariam do evento pela primeira vez e que 57% do total das empresas inscritas tinham lojas físicas e virtuais.
O estudo revelou ainda que elas estão concentradas nas regiões sudeste (66,3%) e sul (23,9%). “Isso é reflexo da indústria produtiva do país que ainda não é distribuída”, afirma Heloisa Menezes.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos