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Consumidor tem interesse pelas novidades, sempre há um novo objeto de desejo

Segundo a diretora, o comportamento é uma boa chance também para que varejistas esvaziem seus estoques de produtos.l image source/folhapress
Segundo a diretora, o comportamento é uma boa chance também para que varejistas esvaziem seus estoques de produtos.l image source/folhapress

“Seu desejo é uma ordem”. Ok, mas depende do preço, quando o assunto é a intenção de compra do consumidor.

Um levantamento feito pelo Google mostra que a decisão sobre o produto a ser comprado normalmente se modifica com a chegada da data do evento e o principal fator para isso é o valor a ser pago, como explica a diretora de Varejo e Tech do Google Brasil, Claudia Worms Sciama.

“A gente fala que o ano passado foi o ano da TV de plasma. As pessoas queriam comprar uma TV 4K ou full HD, viram que não cabia no bolso e pensaram ‘deixa eu ver o que cabe no meu bolso’; então vendeu TV de plasma.”

Segundo a especialista, o mesmo ocorreu com o iPhone. “A gente teve o lançamento do iPhone 6 bem pertinho da Black Friday e então o iPhone 5S passa o 6 na intenção de compra, porque era um item parecido que cabia no bolso e com certeza, neste ano, isso vai voltar a acontecer. Grandes lançamentos serão substituídos por outros produtos.”

Segundo a diretora, o comportamento é uma boa chance também para que varejistas esvaziem seus estoques de produtos.

Para o consumidor, adotar esse tipo de postura é algo positivo, como afirma o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, Lélio Braga Calhau. “Isso é um casamento da emoção com o controle do orçamento. É como comprar um carro. Todos querem um carro caro, mas tem também os custos  do IPVA, lincenciamento, seguro. Então compramos aquele que nos serve, sem comprometer o bolso.”  

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