Brasil

Extintor de incêndio deixa de ser obrigatório para carros

Novos extintores podem ser usados tanto para a parte elétrica, quanto para combustíveis sólidos e líquidos | Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Exigência continua valendo para caminhões e ônibus | Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

ANÚNCIO

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu que o uso do extintor de incêndio em carros passa a ser optativo no Brasil.  A decisão foi tomada nesta quinta-feira (7), por unanimidade, em uma reunião de membros do conselho.

O equipamento também passará a ser facultativo em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro.

A partir de agora, o extintor de incêndio só será obrigatório para os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

A punição para quem não estiver com o aparelho ou se estiver com validade vencida, é de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias