:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/FXGID3SKBZAKRB7U24RSIPLJNQ.jpg)
Manifestantes contrários ao governo Dilma, levaram, nesta segunda-feira (7), dois bonecos infláveis representando a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Os bonecos foram exibidos simultaneamente ao desfile oficial do 7 de Setembro, do qual Dilma e ministros participavam.
Vestida com as roupas de presidente da República, Dilma ganhou um longo nariz em referência ao personagem Pinóquio, cujo nariz crescia quando mentia.
O boneco foi batizado de Pixuleca, uma menção ao termo pixuleco, usado pelos investigados da Operação Lava Jato quando falavam de propina.
Já o Pixuleco, boneco do ex-presidente Lula, apareceu novamente com roupas de presidiário.
Um público de 20 mil pessoas foi assistir ao desfile cívico militar do Dia da Independência, em Brasília. O percurso foi de 2 km, no sentido Palácio do Planalto para a Rodoviária de Brasília. A presidente Dilma Rousseff esteve presente nas apresentações, que terminaram com as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça.
Leia mais:
Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios
Durante cerca de uma hora e meia, um efetivo de 3 mil militares e policiais mostrou um pouco de suas atividades e equipamentos. Integrantes do Coral do Colégio Militar de Brasília entoaram as canções Mulher Rendeira, Aquarela do Brasil e o Hino Nacional e o Hino da República. Paralelamente ao desfile, a Esplanada dos Ministérios foi palco de manifestações contrárias à corrupção e ao governo.
Enquanto as pessoas chegavam para o desfile, outras se juntavam à concentração, no Museu da República, da 7ª Marcha Brasil Contra a Corrupção. Organizam o protesto o Movimento Brasil Contra a Corrupção (MBCC), o Movimento Brasil (MBR), o Movimento Limpa Brasil (MLB) e Foro de Brasília. No mesmo local, foi marcado outro protesto idealizado pela Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, em que todos deveriam comparecer vestidos de preto em luto contra o governo federal. Também estavam previstos atos dos participantes dos movimentos Não Me Representa, Fora Dilma, Fora Lula, Fora PT.