Foco

Começa cessar-fogo de 48 horas em três cidades na Síria

Um cessar-fogo de dois dias entre os lados em conflito na Síria entrou em vigor nesta quinta-feira em uma cidade controlada pelos rebeldes perto da fronteira com o Líbano e em duas vilas xiitas no noroeste do país, afirmou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

ANÚNCIO

É o segundo cessar-fogo em um mês nestas áreas entre o Exército sírio e o grupo libanês Hezbollah, de um lado, e insurgentes sírios, do outro. O cessar-fogo entrou em vigor às 6h (horário local).

Fontes próximas às negociações em ambos os lados disseram mais cedo à Reuters que um acordo havia sido alcançado sobre um novo cessar-fogo na cidade de Zabadani e nas vilas de Kefraya e al Foua na província de Idlib, no noroeste do país.

Recomendados

«A implementação (do cessar-fogo) começou. Há calma em Kefraya, al Foua e Zabadani», disse à Reuters Rami Abdulrahman, que dirige o observatório sediado na Grã-Bretanha.

As negociações têm sido conduzidas do lado rebelde por Ahrar al-Sham, um grupo insurgente sunita conservador. As tréguas ocorrem no oeste da Síria, mais além dos principais redutos do Estado Islâmico.

Um cessar-fogo semelhante neste mês nas mesmas áreas, organizado com a ajuda do Irã e da Turquia, fracassou depois de uma breve extensão, e os combates se intensificaram desde então.

Tags

Últimas Notícias