A demora para ter um pedido de poda de árvore atendido na capital – em alguns casos a solicitação pode ficar na fila por até um ano– pode registrar uma redução nos próximos meses. Nesta quarta-feira, o prefeito Fernando Haddad (PT) publicou decreto no “Diário Oficial” que dá aos subprefeitos a prerrogativa de dar o aval para os cortes. O texto regulamenta lei aprovada pela Câmara e sancionada em março.
De acordo com o texto, o subprefeito poderá delegar o serviço para um engenheiro agrônomo. Cada uma das 32 subprefeituras terá um profissional para assumir o serviço. O nome do servidor escolhido para analisar as solicitações de podas em uma determinada região terá que ser publicado no “Diário Oficial”.
Antes da nova regra, os pedidos para retirada de galhos que ameaçam fios da rede elétrica e, nos períodos de chuvas e ventos fortes, acabam fechados ruas e avenidas após quedas, eram submetidos à Secretaria da Subprefeituras.
A pasta encaminhava o pedido para engenheiros que, após análise, autorizavam ou não o serviço.
Quedas de árvores
A falta de podas é apontada como um dos principais fatores que levam à queda de árvores durante o período de chuvas na capital, que vai de outubro a março.
Em 2014, foram registradas 2.274 quedas, um aumento de 21%, segundo balanço da Secretaria das Subprefeituras. Moradores de bairros como Higienópolis, Pacaembu, Ibirapuera, Jardins e Pinheiros ficam atentos a cada temporal.
Especialistas em engenharia ambiental afirmam que, além da aceleração das podas, a capital precisa rever o planejamento arbóreo, como prevê o novo Plano Diretor. METRO