Brasil

Com 71% de rejeição, Dilma bate recorde de impopularidade, segundo Datafolha

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que 71% dos entrevistados avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff como ruim/péssimo; 20% consideram regular, 8% ótimo/bom e 1% não sabem.

O levantamento foi realizado com 3.358 pessoas de 201 municípios do país entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual faixa de reprovação é a pior da história. O número supera os 68% de ruim/péssimo registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Na véspera de ser afastado da Presidência, em 1992, Collor tinha 9% de aprovação, conforme o Datafolha.

No levantamento anterior, de 20 de junho, 65% dos eleitores avaliaram o desempenho de Dilma como ruim/péssimo, 24% como regular, 10% ótimo/bom e 1% não souberam responder.

Pesquisa CNT
No último dia 21 de julho, pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) apontou que a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff caiu para 7,7%. A avaliação negativa passou de 64,8%, em março, para 70,9% no levantamento realizado entre os dias 12 e 16 de julho. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios.

A última pesquisa, divulgada em março, mostrou que 10,8% das pessoas ouvidas consideraram positiva a avaliação do governo. Com o atual resultado, o governo teve a menor avaliação positiva registrada pela pesquisa desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas.

Em março, 18,9% dos entrevistados avaliaram o desempenho pessoal da presidenta como positivo, 77% avaliaram negativamente e 3,4% não souberam dizer ou não responderam.

Durante a campanha eleitoral, 41% dos entrevistados consideraram o governo de Dilma positivo e 23,5% consideraram negativo. No levantamento feito nos dias 27 e 28 de setembro do ano passado, 35% das mais de 2 mil pessoas ouvidas avaliaram a administração como regular e 0,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam no período pré eleitoral.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos