Foco

Preço de imóvel tem queda real no segundo trimestre, aponta estudo

Os preços dos imóveis seguem subindo abaixo da inflação. Segundo levantamento do portal VivaReal, apenas seis de 30 cidades pesquisadas tiveram aumento real de preços no segundo trimestre do ano, em comparação com os três primeiros meses do ano.

Em oito locais, já é observada queda nominal nos preços dos imóveis. O Rio de Janeiro registrou a maior retração, de 3,64%, seguido por  Brasília (-1,5%), no segundo trimestre do ano.

O comportamento dos preços reflete a desaceleração do mercado imobiliário. Além do aumento dos juros pelos bancos, no fim de abril a Caixa Econômica Federal reduziu a cota de financiamento de imóveis usados.

Com a queda nas vendas, cidades como São Paulo registraram maior nível de estoques no ano passado, levando construtoras e incorporadoras a frear lançamentos e oferecer descontos.

“Para quem  busca um imóvel para morar, pode ser um bom momento para comprar, por ser um ano atípico. No ano passado, muitos esperaram passar a Copa do Mundo com a expectativa de uma forte queda de preços dos imóveis, o que não ocorreu”, diz o vice-presidente-executivo do portal, Lucas Vargas.

Na sua avaliação, não há perspectiva para uma queda mais forte nos preços. “Pode cair,  mas não será significativo para quem queira se mudar”, diz o executivo.

Já o investidor que  pensa comprar um imóvel para alugar ou revender precisa ter cautela. “Se estivéssemos nos áureos tempos, compensaria. Hoje, a valorização não é tão expressiva e existe melhores oportunidade em outros investimentos. E o cenário atual deixa claro o risco”, diz Vargas.

A pesquisa concluiu que a demanda tem se concentrado em imóveis mais baratos. No segundo trimestre deste ano, mais de 60% da procura se concentra em imóveis  até R$ 350 mil.

Assim como nas vendas, a locação teve queda na maior parte dos casos, com destaque para João Pessoa (-6,1%), Londrina (-3,9%), Rio de Janeiro (-3,63%) e Vila Velha (-2,84%), segundo o levantamento.

20150706_SP06_valorização-de-imóveis

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos