Foco

Grécia vai apresentar nova proposta a credores; Tsakalotos assume ministério

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, acertaram nesta segunda-feira (6), por telefone, a apresentação de novas propostas de Atenas na reunião de líderes marcada para esta terça-feira (7), informou a agência de notícias grega ANA-MPA.

A proposta do governo grego para um resgate vai ser apresentada na Cúpula de Líderes da União Europeia convocada para terça-feira, segundo fonte governamental grega.

O acordo entre Atenas e Berlim surge depois de dois porta-vozes do governo alemão terem dito hoje que não estavam ainda reunidas as condições para novas conversações e descartado negociações sobre uma reestruturação da dívida grega.

Leia mais:
FMI está pronto para ajudar a Grécia se for solicitado
Ministro das Finanças da Grécia anuncia demissão para ajudar o governo
Gregos desafiam União Europeia com vitória expressiva do ‘não’ em referendo

A notícia surge também antes do encontro de Angela Merkel com o presidente francês, François Hollande, marcado para esta segunda-feira à noite, em Paris, fundamental para obter consenso em uma resposta europeia à crise grega.

Os gregos rejeitaram no domingo, por ampla maioria, as propostas dos credores internacionais, abrindo caminho à incerteza sobre a permanência da Grécia na zona do euro.

Segundo os resultados apurados depois de escrutinados 95% dos votos, 61,31% dos gregos disseram não às propostas dos credores.

Novo ministro das Finanças 

Nesta segunda, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, apresentou sua renúncia, a pedido do primeiro-ministro.

O principal negociador do resgate da Grécia, Euclid Tsakalotos, será nomeado ministro das Finanças, disse uma fonte da Presidência grega. A informação foi confirmada pela própria Presidência do país em seguida.

«Tsakalotos será empossado com o juramento político como ministro das Finanças», disse a autoridade da Presidência.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos