Os funcionários da Clínica Oeste, que prepararam o corpo do cantor Cristiano Araújo para o velório e o enterro, serão demitidos por justa causa. Em nota, a empresa disse que “repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens”. O cantor e a namorada morreram após um grave acidente de carro, na BR-153, no KM 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás, na última quarta-feira.
ANÚNCIO
No vídeo vazado, duas pessoas aparecem preparando o corpo do cantor de sertanejo para o funeral. Em seguida, a página da clínica no Facebook recebeu diversas críticas dos fãs do artista.
Veja a nota na íntegra:
“Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens.
A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado.
Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa.
A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato.”
ANÚNCIO
Hospital também investiga vazamento de vídeo
Na noite de quinta-feira, o Hospital de Urgência de Goiânia, informou que também vai investigar o vazamento de um vídeo feito durante o atendimento do cantor.
«As cenas do vídeo em questão mostram o atendimento restrito à Emergência do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Entretanto, é necessário frisar que, além do corpo clínico do hospital, também estavam presentes neste momento outros profissionais, que não pertencem aos quadros da instituição, e tiveram acesso ao local em função do suporte conjunto dado ao cantor Cristiano Araújo”, declarou a instituição em sua defesa.
Um outro vídeo que circula pelas redes sociais mostra também o processo de retirada dos órgãos do cantor, realizado durante a preparação do corpo para o velório.
Em suas devidas defesas, a funerária responsável pelo translado dos corpos diz não ter responsabilidade no vazamento e inteirou que apenas fez o transporte do IML até a clínica. Já o IML de Goiás analisou as imagens e enumerou uma série de características que não batem com os locais onde os corpos passam por autópsia.
Ato é mau procedimento previsto na CLT e causa dispensa por justa causa
Consultada pelo Portal da Band, a advogada e professora de direito do trabalho da PUC Fabíola Marques disse que o funcionário (ou funcionários) que vazou essas imagens deve responder pelo ato.
“Havendo a comprovação de que o profissional usou as imagens de forma indevida, fica caracterizado o mau procedimento previsto na CLT”, declarou. “Portanto, ele pode ser dispensado por justa causa.”
Na rescisão por justa causa, o empregado perde todos os direitos como aviso-prévio, férias proporcionais, 13º salário, FGTS e Seguro-Desemprego.
Familiares podem, ainda, processar o hospital. “Nesse caso é o hospital que tem que responder e pagar pelos atos do empregado”, explicou Fabíola. “Eventualmente, o hospital pode entrar com um pedido de ressarcimento e cobrar do funcionário o valor que a instituição foi obrigada a pagar.”
A morte do cantor
O cantor de sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, morreu na última quarta-feira, dia 24, após sofrer um grave acidente de carro na BR-153, no KM 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. A namorada dele, Allana de Moraes, de 19 anos também morreu.
Na quinta-feira, dia 25, o corpo do artista foi enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, onde também estão enterrados o cantor Leandro, da dupla Leandro & Leonardo, e o ex-jogador Fernandão.
Sob forte comoção e muitas palmas, familiares, amigos e fãs deram o último adeus ao músico de 29 anos.