Foco

Programa dá bolsas em escola particular para jovens talentos

Aos 22 anos, Larissa dos Santos, é formada em economia, trabalha em uma grande consultoria em São Paulo e se prepara para cursar mestrado no exterior. Mas chegar até aqui não foi fácil. Dez anos atrás, Larissa foi selecionada pelo Ismart,  programa que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda da em escolas particulares de ponta em São Paulo e no Rio de Janeiro.

ANÚNCIO

“Procuramos talentos acadêmicos que tenham motivação, autonomia e persistência. Pessoas que correm atrás do que querem, que têm brilho nos olhos”, afirma a gerente de seleção do Ismart, Érica Ruiz.

Para ingressar no programa, é preciso passar por um processo seletivo com testes, entrevistas e uma dinâmica de grupo.

Após ser selecionada, Larissa enfrentou uma rotina intensa de estudos durante dois anos. Morando em Embu das Artes, acordava às 4h30 e ia para o cursinho preparatório do Ismart, chamado de Projeto Alicerce. À tarde, seguia para uma escola pública no Campo Limpo, zona sul, onde concluiu o ensino fundamental. Quando chegava em casa, às 20h30, ela ainda precisava fazer as lições dos dois cursos. Ao passar para o ensino médio, ganhou uma bolsa integral no colégio Santo Américo, no Morumbi, zona sul. “Foi uma rotina bem puxada. Pensei em desistir algumas vezes, mas minha mãe me disse que quando queremos algo e fazemos por merecer, a gente consegue”, diz Larissa.

E ela não pretende parar por aí. Já manteve contato com um consultor de Harvard, uma das mais renomadas universidades do mundo, onde pretende fazer um mestrado.  “Antes do Ismart eu não tinha noção do que seria o meu futuro. Desde o primeiro dia, o programa foi um trampolim e me fez ver que eu poderia chegar muito mais longe do que eu achava que era capaz.”

Inscrições 

As inscrições para concorrer a uma das 200 bolsas de estudo do Programa Ismart poderão ser feitas pelo site até 12 de junho (veja quadro).  Além da bolsa, os contemplados também recebem acompanhamento pedagógico e orientação profissional.

ANÚNCIO

Para se inscrever é preciso ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos e estar cursando o 7º ou o 9º ano do ensino fundamental, no período da inscrição. O processo de seleção é feito em cinco etapas.

como-se-inscrever-ismart

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias