logo
Foco
Foco 30/04/2015

Prazo para declarar o Imposto de Renda acaba nesta quinta

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2015, termina nesta quinta-feira às 23h59min59s. Segundo os especialistas, o melhor horário para enviar o documento é logo pela manhã. Depois do meio-dia o sistema deve ficar mais lento.

Cerca de 15% dos contribuintes (em torno de 4,29 milhões de pessoas) deixaram para entregar a declaração perto do final do prazo. Até as 17h de ontem, a Receita recebeu 23,2 milhões das 27,5 milhões de declarações esperadas neste ano.

Segundo a Receita, os contribuintes que perderem o prazo só poderão enviar declarações a partir das 8h do dia 4 de maio e estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Para os contribuintes que não conseguiram as informações necessárias, os especialistas recomendam a entrega do documento incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. O prazo para a retificação é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente.

Um dos cuidados que devem ser tomados é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para o documento original. Para o processo, é preciso ter o número do recibo de entrega da declaração anterior.