logo
Foco
Foco 27/04/2015

Prazo para declarar o Imposto de Renda acaba nesta quinta-feira

Rascunho da declaração poderá ser feito ao longo do ano  | Mark Wilson/Getty Images

A Receita espera receber neste ano 27,5 milhões declarações  | Mark Wilson/Getty Images

Quem ainda não declarou o Imposto de Renda 2015 têm até as 23h59min59seg da próxima quinta-feira para acertar as contas com o Leão. Até as 17h de sexta-feira 11 milhões de contribuintes não tinham enviado o documento. A Receita espera receber neste ano 27,5 milhões declarações.

“Se deixar para o dia 30, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo enfrentar outros problemas”, afirma Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20% do imposto devido. O valor mínimo da multa é R$ 165,74.

Para declarar, é preciso ter em mãos os informes de rendimentos (empregador, bancos etc.), comprovantes de gastos com saúde (médico, dentista, plano de saúde etc.) e educação (escola infantil, faculdades etc.), além do número do recibo de entrega da declaração de 2014.

Uma alternativa para quem não conseguiu reunir todos os documentos necessários é entregar a declaração incompleta e depois fazer  uma declaração retificadora. Segundo Domingos, a entrega do material sem informações completas não significa que o contribuinte cairá automaticamente para a malha fina. “A declaração retificadora também é válida em caso de problemas na declaração já entregue pelo contribuinte, nela os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina”, afirma o especialista.

Entre os cuidados que devem ser tomados na entrega da declaração retificadora está a adoção do mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. Para fazer a retificação, o contribuinte também deve informar o número do recibo de entrega da declaração anterior. O procedimento de preenchimento é o mesmo da declaração comum. A diferença é que no campo Identificação do Contribuinte deve ser informado que a declaração é retificadora.