logo
Foco
Foco 27/04/2015

Sobe para 12 o número de mortos em deslizamento de terra na Bahia

Moradores ajudam na busca por soterrados | Romildo de Jesus/Futura Press

Moradores ajudam na busca por soterrados | Romildo de Jesus/Futura Press

Dois deslizamentos de terra provocados por uma forte chuva em Salvador (BA) derrubaram casas e levaram à morte 12 pessoas na madrugada desta segunda-feira.

Sete das vítimas foram encontradas na avenida San Martin, em Barro Branco, periferia da capital baiana, após quatro casas serem destruídas pelo desabamento. As outras cinco foram localizadas em Marotinho, bairro próximo à BR-324, principal entrada rodoviária da cidade.

Entre os mortos está uma criança de 12 anos, que chegou a ser socorrida por vizinhos, mas não resistiu aos ferimentos antes de chegar ao hospital.

Ao menos oito pessoas que ficaram soterradas foram resgatadas com vida. Segundo a Defesa Civil, 137 desabamentos de terra foram registrados e dois hospitais da cidade ficaram parcialmente alagados. Em Barro Branco, sete residências corriam risco de desabar, e as famílias tiveram que ser levadas a abrigos.

O prefeito ACM Neto (DEM) disse que a chuva foi a pior dos últimos 21 anos. De acordo com a prefeitura, só a região da avenida
San Martin recebeu 198 mm de chuva, o equivalente a 65% do esperado para todo o mês de abril.

Aulas em escolas e universidades foram suspensas e 500 servidores públicos foram mobilizados pela administração municipal para auxiliar moradores das regiões afetadas.