logo
Foco
Foco 24/04/2015

Roubos, furtos e latrocínio aumentam em São Paulo no mês de março

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou nesta sexta-feira os números da criminalidade no Estado nos três primeiros meses do ano. Segundo os dados apresentados, os roubos no estado de São Paulo aumentaram 3,6% em março deste ano, em relação ao mesmo mês de 2014. Foram 957 ocorrências a mais, chegando ao total de 27.793, dos quais 14.217 na capital, com expansão de 0,9% ante os 14.093 registros em março de 2014.

A Grande São Paulo (excluindo a capital) registrou aumento de 24,07% nos roubos, que passaram de 5.323 para 6.604 na comparação entre os meses de março, deste ano e do ano passado. O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, explicou que a alta foi puxada pelas cidades que ficam no entorno da capital. Segundo ele, os números merecem uma análise maior, e adiantou que pediu a abertura dos dados em todas as seccionais e delegacias, uma a uma, e os registros estão sendo analisados.

Moraes alegou que “houve 41,76% a mais de registros de roubos de celulares”, o que pode ter se refletido na alta do índice.

Na capital, houve elevação também do número de vítimas de homicídio doloso, com intenção de matar. Foram 110 casos em março do ano passado e 113 em março último, com alta de 2,7%. No entanto, o estado e a Grande São Paulo registraram quedas de 24,7% e 12,5%, respectivamente.

O latrocínio, na capital, aumentou 33%. No mês passado foram 12 casos, ante nove em março de 2014. A cidade teve ainda elevação de 4,9% no número de furtos, que somaram 16.226 em março deste ano, e os roubos de carga tiveram aumento significativo de 37,7%, passando de 387 para 533 na comparação mensal.

Dados do trimestre

Nos primeiros três meses do ano, segundo o relatório da SSP-SP, a capital registrou aumento no número de vítimas de assassinatos em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2014.

O relatório, no entanto, aponta queda nos números de roubo de veículos e de furtos na capital no primeiro trimestre de 2015, comparado ao mesmo período do ano passado.

Na Grande São Paulo, o gráfico apresentado mostra queda nos homicídios no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014.

No Estado, tanto roubou de veículos, furtos e homicídios caíram no período de janeiro a março deste ano, comparado ao primeiro trimestre de 2014.

Os números na capital (clique nas imagens para ver o relatório detalhado)
homicidios capital

roubo de carros capital

furtos capital

prisoes capital

Os números da Grande São Paulo (clique nas imagens para ver o relatório detalhado)

homicios grande sao paulo

prisoes grande sao paulo

Os números no Estado (clique nas imagens para ver o relatório detalhado)
roubo de carros estado de sao paulo

homicidios estado sao paulo

furtos estado de sao paulo

prisoes estado de sao paulo