logo
Foco
Foco 24/04/2015

Confira oito dicas para não errar na compra de um imóvel

Para garimpar um bom imóvel no 11º Feirão da Caixa, é preciso ficar atento tanto aos preços quanto ao planejamento pessoal. Para o consultor imobiliário José Luiz Kfuri, o evento é uma boa oportunidade para conseguir boas ofertas e negociar ainda mais descontos. Confira algumas dicas para encontrar a casa dos seus sonhos no feirão, que será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de sexta (dia 24) a domingo (dia 26), das 09 às 16 horas.

Delimite a procura do imóvel de acordo com seu perfil
Na hora de começar a busca pela casa própria, é importante delimitar as opções de imóvel de acordo com seu perfil. Um casal com filho pequeno ou que pensa em aumentar a família em breve deve procurar unidades com mais dormitórios ou com lazer completo. Os solteiros, por sua vez, devem priorizar a localização de um empreendimento menor. Planejar a compra é a melhor forma de dinamizar a busca no feirão, onde é possível encontrar vários tipos de imóveis.

Juros na ponta do lápis
Ao escolher o imóvel e avaliar o financiamento, também é necessário calcular os juros, todo o fluxo de pagamento e o valor total a ser pago no final do contrato. Assim, dá para saber se vale a pena vender um bem, como  um carro, para aumentar o valor da entrada. Com a simulação, o cliente pode analisar seu poder de endividamento e se é mais vantajoso antecipar o pagamento, aumentando a entrada, ou manter o financiamento e ficar com dinheiro na mão.

Guarde todos os panfletos, anotações e anúncios feitos pelos vendedores
Ao visitar os estandes durante o Feirão da Caixa aproveite para conhecer todas as ofertas que cabem no seu bolso e guarde todos os panfletos, anotações e anúncios feitos pelos corretores. Dessa forma, além de avaliar melhor todos os descontos e benefícios oferecidos pelas construtoras, o cliente também pode negociar mais descontos.

Oportunidade de desconto em imóveis prontos
Uma das oportunidades a se aproveitar no Feirão são as unidades prontas para morar oferecidas pelas construtoras. De acordo com o consultor José Luiz Kfuri, as empresas precisam transformar seu estoque em caixa e com isso passam a vender com desconto as unidades finalizadas. Dependendo da redução, pode ser tão vantajoso quanto um imóvel na planta.

Muito além da prestação mensal
Antes de buscar o imóvel ideal, é importante fazer uma simulação de financiamento no seu banco, para avaliar o valor da prestação e o quanto pode comprometer do orçamento para realizar o pagamento. Vale lembrar das despesas mensais com condomínio e eventuais cotas extras. A partir da simulação, o cliente saberá que faixa de preço de empreendimento pode buscar, o que facilita a procura.

Separe pelo menos três horas para conhecer as ofertas do feirão
Outra dica é ter tempo para passar com calma pelos estandes dos imóveis com seu perfil, para conversar com calma com os corretores e conhecer as características de todos os empreendimentos.

Faça uma reserva para  as despesas da compra
Depois de escolhido o imóvel e aprovado o financiamento, é preciso lembrar que ainda há despesas com a escritura e ITBI (Imposto Sobre Transição de Bens Móveis) para registrar o negócio em cartório, que podem chegar a até 5% do valor do negócio. Como são despesas que precisam ser pagas à vista, é necessário planejar esses custos ao fechar o negócio.

Sua casa, seu padrão
Ao conhecer o empreendimento, detalhe todas as características da unidade que o interessar. Se por acaso tiver sol da tarde e essa for uma característica que não lhe agrada, avalie se o desconto é significativo para valer a pena amenizar o fato, instalando, por exemplo, um ar-condicionado.