logo
Foco
Foco 21/04/2015

Tornado mata duas pessoas e fere mais de 100 em Santa Catarina

Tornado destruiu casas em Xan| Sirli Freitas /Ag.RBS/Folhapress

Tornado destruiu casas em Xanxerê | Sirli Freitas /Ag.RBS/Folhapress

Um tornado na cidade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, matou duas pessoas e deixou cerca de 120 feridos, na última segunda-feira. Mais de 100 pessoas ficaram feridas e o Corpo de Bombeiros levou 20 para hospitais da região.

De acordo com a Defesa Civil, os fortes ventos que formaram o tornado duraram menos de cinco minutos, mas foram suficientes para destelhar cerca de 500 residências. Muitas tiveram que ser abandonadas pelo risco de queda. Houve também queda de árvores e deslizamentos de terra.

Cerca de mil pessoas estão desabrigadas e muitos moradores ainda estão sem luz.

O tornado já é considerado a principal catástrofe registrada nos últimos anos na região.

Pelo menos 2,6 mil edificações sofreram algum tipo de dano em seis bairros do município.

A força da tempestade arrancou cinco torres de energia elétrica, afetando 200 mil unidades consumidoras. O município sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Um ginásio desabou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tornado não deve se repetir. O tempo deve ficar nublado o restante da semana, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A Defesa Civil disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. O governador Raimundo Colombo determinou que todas as instituições do estado atendam aos moradores de Xanxerê e de Ponte Serrada, onde também há registro de danos.