logo
Foco
Foco 21/04/2015

Confira o que abre e fecha neste feriado nas capitais

Algumas ciclofaixas serão transformadas em ciclovias até o final do ano | Jacques Royzen/Folhapress

Ciclofaixas são montadas neste feriado em São Paulo | Jacques Royzen/Folhapress

O feriado nacional de Tiradentes, que acontece nesta terça-feira, altera alguns serviços para a população. Confira o que abre e fecha em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na capital paulista, o rodízio de veículos está suspenso. As zonas máximas de restrição a caminhões e fretados e o rodízio de carros pesados também deixam de funcionar.

São Paulo

Lazer

As Ciclofaixas serão montadas na cidade.

O Mercadão ficará aberto, das 6h até as 18h.

 

Serviços

A Zona Azul não funciona em quase todos os lugares da cidade. O uso do cartão é exigido só na Praça Charles Miller e no Parque do Ibirapuera.

Hoje abrem as agências dos Correios que costumam funcionar aos domingos.

 

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

 

Shoppings

Os estabelecimentos ficam abertos das 14h às 20h. As praças de alimentação funcionam das 11h às 23h.

 

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros, UPAs e AMAs 24 horas funcionam normalmente. As AMAs tradicionais abrem das 7h às 19h.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatórios de Especialidades, AMAs Especialidades e Hospitais Dia da Rede Hora Certa fecham apenas na terça-feira.

 

Detran

As unidades do Detran.SP em todo o Estado não farão atendimento nesta terça-feira.

O expediente diferenciado durante o feriado também valerá para o Disque Detran.SP e para as unidades do Departamento de Trânsito integradas aos postos Poupatempo.

 

Poupatempo

Os postos do programa Poupatempo não funcionarão na terça. As unidades móveis do programa, bem como o teleatendimento do Disque Poupatempo, acompanham o esquema de funcionamento dos postos fixos.

 

Procon-SP

Não haverá expediente do Procon estadual nas audiências, no administrativo, na Ouvidoria, no atendimento telefônico (151), no atendimento eletrônico e nos postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera no feriado.

Os Núcleos Regionais do Procon em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba também não abrirão. A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

 

Postos da Fundação Pró-Sangue

Horário de terça-feira

Posto Clínicas: das 8h às 18h

Posto Barueri: fechado

Posto Dante: fechado

Posto Mandaqui: fechado

Posto Osasco: fechado

Posto Pedreira: fechado

 

Transporte público

Metrô: em função da redução de demanda, a frota de trens em circulação será equivalente à utilizada num domingo.

Na quarta-feira, a circulação dos trens será antecipada para as 4 horas da manhã nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda; e Linha 2-Verde. Na Linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, o horário de abertura das estações também será antecipado para as 4 horas. Já na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual (4h40).

CPTM: a companhia prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Terça-feira: das 8h às 17h, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Terça-feira: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina.

Das 9h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre Carapicuíba e Antônio João.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Terça-feira: das 8h às 17h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Guapituba e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Terça-feira: das 4h às 17h, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Brás. O intervalo médio será de 20 minutos.

Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)

Terça-feira: das 4h às 17h, as obras de infraestrutura ocorrerão no trecho entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba. O intervalo médio será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Terça-feira: das 4h às 17h, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Romano e Itaquaquecetuba. O intervalo médio será de 15 minutos entre Brás e Jardim Romano, e de 30 minutos entre Engº Manoel Feio e Calmon Viana.

 

Rio de Janeiro

 

Saúde 

Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Saúde terão funcionamento normal durante os feriados de Tiradentes. A escala de plantão dos médicos de cada unidade pode ser verificada no site www.saude.rj.gov.br. As UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade.

 

Minas Gerais 

 

Transporte público

O metrô vai funcionar normalmente todos os dias, mas com o intervalo maior de 14 minutos na terça.

Os ônibus circulam sem alterações, com os coletivos gerenciados pela BHTrans seguindo os horários de domingos e feriados.

 

Serviço público

A coleta de lixo e varrição das ruas também não vão ser suspensas.

 

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) continuam  com os atendimentos normalmente durante o feriado, assim como o plantão da Defesa Civil.

Os centros de saúde abrem na segunda, mas fecham na terça. O mesmo é válido para as agências bancárias.

 

Comércio

 

As lojas devem fechar as portas no dia 21, já que não houve um acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL).

Os demais setores de vendas devem decidir pelo funcionamento ou não junto aos sindicatos responsáveis.