logo
Foco
Foco 17/04/2015

Madrugada de sábado é o melhor horário para viajar no feriado

Para quem for viajar no feriado prolongado de Tiradentes, o melhor horário para sair da capital é na madrugada deste sábado.

A Artesp, agência que controla as rodovias sob concessão do Estado de São Paulo, informa que o maior movimento deverá ser das 15h às 22h desta sexta-feira e das 6h às 14h deste sábado.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima  que cerca de 2 milhões de veículos saiam da capital durante o feriado.

No sistema Anchieta-Imigrantes, que leva à Baixada Santista e litoral sul, a operação descida será implantada das 15h desta sexta à 1h deste sábado e das 8h às 19h deste sábado, no esquema 7 x 3, com as quatro faixas da Anchieta mais a pista de descida da Imigrantes operando em direção ao litoral e as três faixas de subida da Imigrantes vindo para a capital. Segundo a Ecovias, entre 250 mil e 350 mil veículos devem passar pelos pedágios rumo ao litoral.

O maior fluxo é esperado  no sistema Anhanguera-Bandeirantes: 790 mil veículos devem circular, nos dois sentidos entre sexta e terça-feira. O maior movimento deve se concentrar entre 15h às 19h desta sexta e das 9h às 14h deste sábado.

Pela Dutra e pela Ayrton Senna, estradas que levam à Serra da Mantiqueira e ao litoral norte, a expectativa é que passem 510 mil veículos. Na Castello Branco e Raposo Tavares, os piores horários serão das 14h às 23h desta sexta e entre 6h às 14h deste sábado.

Rodízio será suspenso na segunda-feira
Na próxima segunda-feira, a CET  vai suspender o rodízio municipal de veículos. A operação também não vale na terça, voltando ao normal na próxima quarta-feira, às 7h. Além de domingo, as ciclofaixas de lazer serão montadas na terça-feira, das 7h às 16h. O rodízio de veículos pesados, a Zona de Máxima Restrição à Circulação  de Caminhões  e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento serão mantidos na segunda-feira.

Falha na linha vermelha deixou estações, como a Sé (foto), lotadas | Wagner Rodrigues/Folhapress

Temporal desta quinta causou falha na linha vermelha e deixou estações, como a Sé (foto), lotadas | Wagner Rodrigues/Folhapress

Depois de temporal, feriado começa com sol
O feriado prolongado vai começar com sol em todo o Estado de São Paulo, com máximas de 28ºC na capital, 30ºC no litoral e 24ºC em Campos do Jordão.

No domingo, a nebulosidade deve aumentar em todo o Estado e as temperraturas caem. Há previsão de sol com pancadas de chuva no domingo e na segunda-feira em todo o Estado. Na terça-feira, segundo a Somar Meteorologia, o tempo fica mais fechado, chuvoso e frio, principalmente na capital, litoral e Serra da Mantiqueira.

Chuva
Nesta quinta, as fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo provocaram pontos de alagamento intransitáveis. Com o temporal, falhas afetaram as linhas do metrô.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a decretar estado de atenção para enchentes nas zonas norte, oeste e centro. Houve dois pontos de alagamento intransitáveis: na avenida Cruzeiro do Sul (zona norte) e no largo do Paissandu (centro). Mas, diferentemente da quarta-feira, nenhum córrego transbordou.

Quando a chuva ficou mais forte, a operação do metrô foi afetada,  primeiramente nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha.

No final da tarde, uma falha em uma composição na estação Brás obrigou os passageiros a desembarcar na passarela de emergência, ao lado da composição, e caminhar até a estação.

arte-