logo
Foco
Foco 15/04/2015

Policial atropela suspeito nos Estados Unidos; assista ao vídeo

Um carro da polícia surge velozmente pelo lado direito da imagem, atravessa a pista, sobe na calçada e atropela um homem que caminha por ela. A sequência não é cena de cinema, aconteceu de verdade em Tucson, no Arizona (EUA), em 19 de fevereiro deste ano, e o vídeo que mostra tudo foi divulgado na terça-feira.

O homem atropelado pelo carro de polícia é Mario Valencia, 36 anos, e sobreviveu. Ele responde por diversas acusações. O sargento da polícia do Arizona Chris Warren afirmou que o suspeito teria assaltado uma loja de conveniência em Tucson, arrombado uma igreja, invadido uma casa e roubado um carro. Ainda segundo a polícia, Valencia dirigiu o carro roubado até Marana, onde furtou uma arma em um supermercado.

O oficial responsável pelo atropelamento é Michael Rapiejko. Ele chegou a ser afastado, porque o incidente foi enquadrado como uso abusivo da força, mas a Promotoria do Condado de Pima o livrou das acusações, e o policial voltou ao departamento.

As imagens tiveram grande repercussão nos EUA, num momento em que o uso abusivo da força por policiais provoca tensões no país.