logo
Foco
Foco 11/04/2015

Presidentes dos EUA e Cuba se reúnem pela primeira vez após 50 anos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu neste sábado com seu colega cubano Raúl Castro, no primeiro encontro entre dirigentes dos dois países em mais de meio século.

A reunião teve início logo depois da foto oficial dos presidentes que participaram na 7ª Cúpula das Américas, da qual Cuba participa pela primeira vez.

“Este é um momento histórico”, afirmou Obama aos jornalistas antes do começo da reunião. “A história entre Estados Unidos e Cuba foi complicada.”

“Depois de 50 anos de políticas que fracassaram, é hora de tentar algo novo”, acrescentou ainda o presidente americano.

Castro, que estava a seu lado, destacou: “devemos ter muita paciência”.
Dilma elogia iniciativa

A presidente Dilma Rousseff elogiou o trabalho dos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba, chamando de “corajosa” a iniciativa dos dois a fim de restaurar laços diplomáticas entre os dois países.

“Celebramos aqui agora a iniciativa corajosa dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de reestabelecer relações entre Cuba e Estados Unidos, pondo fim a este último vestígio da Guerra Fria na região que tantos prejuízos nos trouxe”, afirmou em discurso na sessão plenária 7ª Cúpula das Américas.

Dilma também defendeu o fim do embargo à Cuba, afirmando estar segura de que outros passos serão dados como a retirada das restrições.